Feedback com empatia

Publicado em 20 de janeiro de 2017

A empatia vem ganhando espaço nas empresas. Mas o que leva um profissional a desenvolver a “capacidade de se colocar no lugar do outro para tentar compreender o que ele (o outro) sente?”

Vários motivos, mas começaremos com o que antecede a todos os outros - a condição e necessidade da humanidade em se preservar. Sem prestarmos atenção às carências, sofrimento e a dor do outro, provavelmente nos destruiríamos. É o sentimento de compaixão. E é ele que antecede a prática da empatia.

Na vida e no mundo corporativo, a palavra “ compaixão” vem carregada de um significado místico, dada sua (histórica) ligação com religiosidade. E, quando vinculada à produtividade, resultados e lucro, o termo pode contradizer a firmeza necessária ao negócio.

Mas compaixão não é somente lançar um olhar aos mais necessitados e fazer caridade, ela também nos fortalece. Nos mantém unidos e vivos. E antecede a empatia.

Segundo o dicionário, Compaixão “revela um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento do outro, ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem” – (Dicionário on-line).

Se ampliarmos nosso modo de interpretar essa palavra, podemos dar um novo significado a ela.

E parece que, nesse momento da história da humanidade, quando questionamos valores, culturas, perfis dos governos, mudanças a compaixão e empatia podem ter um destaque maior.

Nas organizações não é diferente, pois estamos construindo e reconstruindo modelos que atendam melhor as necessidades da gestão dos recursos humanos. Uma ferramenta das mais importantes ao desenvolvimento das pessoas, é o feedback.

Mas se é preciso “corrigir”, que pelo menos seja com compaixão.  E com empatia.

Empatia é fundamental para o relacionamento interpessoal de sucesso. “A empatia permite que você penetre na alma dos outros”, escreveram Mark Williams e Danny Penman, autores do livro “Atenção Plena” -  e dessa forma, sem invadir, compreender os sentimentos e o que nossas ações podem causar à outra pessoa.

Compaixão é o desejo legitimo de minimizar o sofrimento do outro. Diferente de sentir “dó” ou “pena” do outro, que muitas vezes faz com que tenhamos sofrimento e impotência diante de uma determinada situação, a compaixão nos move a uma atitude que possa, sem invadir, modificar a situação para algo menos doloroso para o outro.

Dar um feedback deve ser sempre para modificar uma ação ou comportamento de maneira a desenvolver e ensinar.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.