Felicidade ou morte!

Publicado em 28 de junho de 2016

Os leitores deste espaço já estão acostumados com minhas insistentes abordagens de que o papel fundamental de um Coach é estimular a capacidade de reflexão do seu cliente. Porém, e para isso, é fundamental que o próprio profissional tenha não só a competência como também continuada motivação para um autoconhecimento, questionando-se em suas manifestações de alegria e tristeza, bem como quanto aos conceitos e razões de sua felicidade na vida.

Pois bem, já escrevi aqui artigos comentando que a verdadeira felicidade está alinhada com a competência da pessoa saber aproveitar o que já conquistou, fugindo da busca sem fim e desenfreada de alcançar inúmeras metas que são colocadas como novos e necessários desafios. A questão não é deixar de ter metas; o que a pessoa precisa é ter consciência de como a meta que definiu para si irá contribuir com o “ser” e não para o “ter” mais e mais.

Dias atrás, em Campinas, houve um delicioso debate a respeito do tema “Felicidade ou morte”, promoção da Editora Papirus para o lançamento do livro conjuntamente assinado por Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho, nomes amplamente conhecidos no mundo acadêmico e das palestras sobre questões afins à Filosofia, História e Teologia. Nesse livro, os autores comentam como em cada época a sociedade estabelece a própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida tipicamente feliz e, por decorrência, os impactos do não alcançar esse estado.

Eles questionam se, sendo livres para escolher entre tantas possibilidades que o mundo nos apresenta, nós estamos de fato mais próximos de alcançarmos essa meta, algo presente e constante na vida cotidiana. Eles não deixaram de abordar aspectos mais doloridos do tema, algo parecido a uma sombra indissociável da condição humana. Afinal, a nossa felicidade pode estar denunciando certo contentamento com a infelicidade do outro? Estaria a felicidade vinculada ao amor pelo outro? Sem a sensação de felicidade resta alguma coisa para buscar?

Não quero me aprofundar no conteúdo desse encontro, pois minha recomendação é que os Coaches que me acompanham leiam o livro, reflitam a respeito e respondam a si mesmo se, ao apoiarem que seu cliente “corra atrás da meta que ele pretende alcançar”, sua contribuição estará na construção do “ser” ou na viabilização do “ter”. Seria um risco de tendência à escravidão futura que, ao invés de felicidade, pode gerar uma depressão? A quem não gosta ou não pretende ler o livro, deixo a sugestão de assistir o encontro dos dois autores pelo Youtube. São quase duas horas de aprendizado!


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=TdAMIEpc7WM







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.