Foco, propósito e uma vida melhor!

Publicado em 10 de março de 2015

Eu não sei quanto a você, estimado leitor, mas é impressionante a quantidade de pessoas que vejo assumirem-se com competência de Coach executivo ou de negócios, tendo experiência profissional limitada. Há uma corrente de estudiosos em Coaching que não coloca isso como critério fundamental, porém não é o que a maioria dos contratantes aceita. Talvez, para se desenvolver em Coaching e ganhar experiência, antes de partir para contratos em megacorporações, caberia aprender mais no universo do empreendedor individual ou microempresa, onde riscos e desafios são mais compatíveis.

Seja em uma intervenção de Coaching (ou em uma intervenção como consultor), há uma pergunta inicial que é quase um padrão: “qual o tipo de negócio que você quer construir?”. Parece óbvio, mas há um problema básico que atinge empresas de todo o porte e, em especial, as micro e pequenas empresas. Alguns empreendedores desistem de lutar quando estão perto da falência, sem se darem conta de que o problema central está na falta de uma direção, um rumo, um caminho. E o cenário vai ficando perigoso demais...

Um negócio começa a passar por dificuldades e o empresário decide abrir outra linha de atuação para compensar o primeiro, conseguindo com isso duplicar problemas e angústias. E aí chegam o terceiro e o quarto empreendimento, fazendo jorrar dinheiro para fora na forma de custos e investimentos, sem adequado e sólido caminho para rentabilizar o dinheiro investido em algo mais próximo de uma fantasia do que de uma realidade. Se perguntar ao empresário: “Como é que esses novos negócios ajudarão em sua vida?”... a resposta será difícil, vaga, como que a desconversar sobre o assunto. Isso se ele não cair em silêncio profundo.

Para entender como esse empresário trouxe seus negócios ao estágio complicado atual, é preciso começar pela descoberta do que ele é e do que quer ser. O que acontece com a maioria dos pequenos empresários (mas não exclusivamente), é que a "vida ocupada" faz com que se esqueçam por que eles decidiram fazer algo (e fazem tudo automaticamente, sem critério ou noção do que vão construir). O objetivo pessoal começa a se confundir com o objetivo das empresas e a vida vira uma roda-gigante.

O Coach precisa ajudar o cliente a definir o foco do negócio e, com isso, ficará mais simples para ele entender os propósitos envolvidos (como pessoa e para o negócio). Ao fazer isso corretamente, os clientes certos ficarão e os clientes estressantes sumirão. O empresário precisa acreditar que os clientes certos são aqueles que aparecem em sua vida antes mesmo de serem procurados, enquanto os errados devem ser tratados de forma a nem mesmo procurarem pela empresa. O estresse diminui, os lucros crescem e a vida fica melhor se você descobrir quem você realmente é o que pretende fazer. Com foco e propósito.

Qualquer que seja o tipo de experiência do Coach, ele não pode abrir mão de questionar um cliente a partir desse ponto central. Mas sua experiência (e competência geral) são absolutamente essenciais para saber o que fazer com a resposta do empresário, ou mesmo com o silêncio que dominará a sala...







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.