Fragilidade x Empreendedorismo

Publicado em 17 de agosto de 2018

Empreender não é para os fracos! Neste Universo não existe espaço para fragilidade. Será mesmo? Antes de tudo somos seres humanos e isso significa que sim, vamos sofrer, nos empolgar, decepcionar, comemorar cada conquista e aprender com os erros. Essa definição se aproxima mais com a resiliência, outro conceito que é extremamente utilizado para definir os empreendedores.

Já tratei sobre a resiliência em outros artigos e o termo está cada dia mais comum, mas meu foco aqui é falar de um ponto ainda pouco abordado, o oposto da fragilidade. Como assim? De imediato, responda: qual é o oposto de frágil? Acredito que a maioria das pessoas responderiam robusto ou resiliente.

Existe o frágil, o robusto e existe o antifrágil. Quando o frágil sofre um impacto externo ele se quebra; O robusto resiste aos impactos externos; Já o antifrágil, além de resistir ao extremo, melhora quando sofre esse impacto. Note o quanto este conceito é muito forte! Será que algum empreendedor já se identificou em um momento assim?

O termo antifrágil foi criado por Nassim Taleb que em seu livro [Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos], basicamente descreveu a realidade ou algo muito próximo do cotidiano de quem decide empreender. Para o autor o conceito está atrelado a alguma coisa que se beneficiará quando ocorrer algum evento que traga desordem, medo, ameaça, struggle (quando o próprio CEO começa a duvidar da sua capacidade para estar ali; a família dá conselhos para arrumar emprego. Esgotados ou quebrados, muitos caem nesta fase), ou algum outro adjetivo que lembre de algo como o desespero, o caos.

O que pode ser e o que pode não ser antifrágil? Note que se trata de um estado específico de uma pessoa, de algo ou até mesmo uma empresa. E como isso pode ser aprendido? Somos antifrágeis apenas e se resistirmos aos impactos fulminantes, mais que resistir, conseguir inclusive melhorar após esse advento. Por exemplo, trabalhar com os extremos é uma maneira de expor a empresa, mas isso tanto pode dar muito errado, como pode gerar na sequência, resultados grandiosos. As startups lidam diariamente com desafios, dissabores e inconstâncias que precisam ser superadas, administradas e melhoradas constantemente. Isso significa, então, que podemos assumir que as coisas que de fato podem ser antifrágeis em sua essência, mas que também podem ser aprendidas através de estratégias e estado de consciência.

Como tudo na vida é preciso encontrar o equilíbrio, em minha opinião, nada em extremo faz bem, seja um exercício físico além de sua resistência e preparo, até uma postura radical em sua empresa. Mas saber entender e se manter antifrágil, vai te trazer preparação para enfrentar qualquer coisa, inclusive aquela péssima sensação de “fim do túnel”, que certamente vai acontecer pela frente.

Como dizia o eterno Rocky Balboa, a vida não é sobre quanto você bate, mas o quanto você aguenta apanhar, sobreviver e ganhar a luta.

Os melhores Empreendedores não são inquebráveis, são ANTIFRÁGEIS e tentam sempre se beneficiar do CAOS, de alguma forma.

Não existe receita de bolo, mas é um exercício e aprendizado constante.

Pense nisso!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.