Fuja do INSS planejando a sua aposentadoria

Publicado em 28 de agosto de 2018

De acordo com levantamento recente feito pelo Datafolha, encomendado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), quase metade (47%) dos brasileiros esperam contar apenas com os recursos da Previdência Social (INSS) para se manter quando se aposentarem.

A pesquisa revelou ainda que 12% não têm ideia de onde virá o sustento da aposentadoria, 28% pretendem continuar no mercado de trabalho durante a idade de aposentadoria e 2% acreditam que terão apoio da família.

Os dados são preocupantes e mostra que o brasileiro precisa inserir a educação financeira em sua vida caso queira ter um futuro mais sustentável financeiramente, já que sabemos que, mesmo que a pessoa tenha contribuído para o INSS, trabalhado com carteira assinada a vida toda, é muito provável que a quantia recebida não seja o suficiente.

Fazer um planejamento para uma aposentadoria mais tranquila deixou de ser uma alternativa e se tornou prioridade. Portanto, para aqueles que ainda não começaram a pensar no futuro, apresento algumas orientações para que trabalhar até os últimos dias de sua vida não seja uma opção.

O primeiro passo é analisar qual o padrão de vida que deseja ter após a aposentadoria. Lembrando que nem sempre uma aposentadoria segura significa ter um padrão de vida alto, mas sim ter a tranquilidade de não depender da ajuda de parentes ou outras pessoas para viver.

“Mas sou muito jovem para pensar nisso”. Escuto essa frase constantemente e ressalto que o quanto antes começar a pensar no futuro, mais fácil será poupar para atingir a quantia necessária para a aposentadoria. Quem está na casa dos 20 anos, por exemplo, pode ter uma reserva de emergência entre 6 e 12 meses de salário, e a partir daí investir todo o resto nesse sonho. Guardando R$ 300 por mês, em 30 anos, é possível acumular cerca de R$1 milhão.

A ideia é não guardar as sobras do seu salário ou renda mensal, mas sim encontrar um percentual que seja possível de ser poupado, podendo aumentar durante o tempo, caso essa renda também aumente.

Fórmula da aposentadoria

Para auxiliar nesse processo, compartilho uma fórmula que criei há alguns anos, com base na minha experiência pessoal e profissional, como educador financeiro. O segredo é encontrar o “número da sua aposentadoria”, ou seja, quanto quer ganhar mensalmente a partir da data em que decidir parar de trabalhar por obrigação. Fazendo as contas certas, acredite, é possível conseguir.

Para que não se tenha risco de o dinheiro acabar uma hora, o “número” deve ser de, no mínimo, o dobro do padrão de vida. Assim, a pessoa saca 50% do que é ganho com os juros mensais dessa aplicação, para viver da forma que planejou, e guarda o restante como reserva, que irá se acumular e continuar trazendo rendimento.

Fiz uma planilha que já faz todo o cálculo necessário de maneira automatizada, apenas bastando que coloque as informações nos lugares indicados. Clique aqui para baixar o arquivo e descobrir o número da sua aposentadoria.

Eduque-se financeiramente e mude o comportamento em relação ao dinheiro, para viver uma vida mais plena e sustentável!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.