Funciona uma estrutura sem chefe?

Publicado em 19 de maio de 2017

Pois é, estava eu discutindo com amigos a crise política no Brasil, agora com um ambiente nada favorável ao presidente em exercício. Um ex-presidente é réu da Lava-jato, sua substituta no cargo sofreu impeachment, o vice que assumiu o mandato sofre pressões de toda ordem e, pior ainda, há uma classe política que teima em criar escândalos novos a cada dia. Imediatamente, foi recorrente lembrar da crise política na Bélgica.

Em 2010, após a eleição para cargos legislativos, uma série de conflitos entre os partidos políticos levou a que muitos ocupantes de cargos públicos se demitissem. Sem lideranças formais constituídas, os partidos buscavam coalisões e, enquanto isso o tempo passava, sem que chegassem a um acordo. Ao final daquele ano, completou-se um período de 200 dias sem Governo. Lembrando que a Bélgica tem um Monarca, este nomeou um político socialdemocrata para tentar resolver a situação. Apenas após 541 dias é que houve uma solução negociada, podendo a Bélgica voltar a ter uma situação institucional normalizada.

Alguém pode perguntar: e o que aconteceu com o cotidiano das pessoas e da economia? Pesquisas feitas à época indicaram que a paralisia governamental não provocou qualquer alteração ou inconveniente na vida profissional ou pessoal dos belgas. Lá, assim como aqui, parece que a condução do cotidiano está muito mais ligada à motivação das pessoas em construir caminhos numa economia estável do que na tutela da casta política. O recorde de dias sem Governo bateu de longe os anteriores (Holanda – 207 - e Iraque - 289).

Porém, surge então a pergunta: é possível que uma empresa tenha sucesso sem a estrutura de hierarquia, com chefes e subordinados? Em fevereiro deste ano, uma matéria da BBC (reproduzida no Brasil pelo UOL), mostrou como funciona uma empresa sueca que decidiu não mais ter chefes. Para quem quiser ler a matéria completa, clique aqui.

Aproveitando o impacto da matéria, a publicação UOL fez uma pesquisa com o leitor brasileiro e perguntou: Você gostaria de trabalhar sem chefe? Havia duas alternativas, sendo uma delas o SIM (justificado por não preciso que alguém me diga o que fazer no trabalho) e outra o NÃO (justificado por o chefe tem um papel importante). Deixo a cada um de vocês analisar, sob o seu ponto de vista, o resultado que mostrou não haver a dependência do chefe para o respondente brasileiro, pois 68% preferem trabalhar sem essa figura que aponta caminhos e dá as ordens do que deve ser feito.

Sendo isso uma evidência, pode-se perguntar: será que há alguma confusão entre a figura do chefe e a do líder, para esses respondentes? Será que a expressão “chefe” remete a uma imagem negativa, a ponto de haver essa repulsa demonstrada pela pesquisa? Seria o resultado diferente se a expressão fosse “líder”?

Fica o convite para você ler a matéria e organizar pensamentos e ideias para estruturar sua carreira em torno da figura de um “chefe” ou da de um “líder”. E boa sorte em sua escolha!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.