Futurabilidade e o movimento invisível da revolução digital

Publicado em 24 de agosto de 2018

Embora existam países com perfil tecnológico muito mais avançado, o impacto da revolução digital já é observado no mundo todo. Profissões e carreiras são extintas, outras criadas e cabe aos profissionais manter seus conhecimentos, habilidades e competências alinhados à era da futurabilidade.

Outro dia fui a uma loja de lustres em São Paulo, e o dono do lugar, um homem de pouco mais de cinquenta anos foi quem me atendeu. Entre uma luminária e outra, acabei puxando assunto sobre as novas formas de negócios, a tecnologia e o mundo digital, temas que venho estudando atualmente. O homem ficou admirado com as conexões que comecei a explorar entre o comércio de luminárias e as diversas facetas tecnológicas impressas em produtos, serviços e até no atendimento ao consumidor. Boquiaberto, ele admitiu estar surpreso com o fato de uma “senhora” com mais de 60 anos falar naturalmente sobre tecnologias. Essa observação me fez pensar:  se a revolução digital vai determinar como as pessoas vão se relacionar com as novas tecnologias em um cenário de mudanças cada vez mais aceleradas, o que será das pessoas que estão alheias a essa realidade?

No início de junho, desembarquei no aeroporto de Amsterdam, capital da Holanda. Meu destino era a Estônia, o país mais digital do mundo. Isso não foi por acaso. Por conta dos meus estudos sobre evolucionismo na era digital, programei essa viagem justamente para entender como é viver em um país ultraconectado. Com os pés em terra firme, logo me deparei com um gigantesco e impactante anúncio. Na imagem, um robô de última geração ao lado da chamada: “O seu portfólio está apto para o futuro ou customizado apenas para o passado? Em tempos de transformação, os negócios estão sendo remodelados para que se encaixem em oportunidades disruptivas. Quanto melhor a pergunta, melhor a resposta e assim o mundo trabalha melhor”. Aquele outdoor mostrava o caráter tecnlógico e visionário do país. E diz muito a respeito da conversa com o empresário da loja de luminárias. A tendência mundial é que o mundo esteja alicerçado em diferentes plataformas tecnológicas e os negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes, assim como os profissionais das diversas áreas, gostando ou não, terão que se ajustar para continuar no mercado.

No contexto da futurabilidade, a habilidade de lidar com as mudanças cada vez mais rápidas será o grande diferencial. As transformações indicam que ter uma atividade profissional dependerá muito da postura de cada profissional diante da nova realidade. Segundo estudo da consultoria McKinsey, o Brasil é um dos países com maior potencial de automatização de mão de obra. O mercado de trabalho passa por uma grande reestruturação, com velocidade cada vez maior. O analfabetismo digital deixará muita gente para trás e o outdoor mencionado acima anuncia uma realidade bem presente. O portfólio de habilidades e competências de cada profissional, assim como a estratégias competitivas de cada negócio devem se manter alinhados aos novos comportamentos da era digital.

No livro Virar o jogo – como agir no mundo das incertezas, o meu 16º título, lançado em maio de 2018, considero que novas tecnologias vão impactar o mundo, a sociedade e a maioria dos negócios. No setor econômico nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão. E é impossível se manter conectado aos novos cenários sem alterar a própria rotina. Para gerir um negócio, empreender ou até se manter em uma empresa é preciso ter visão de futuro e disposição para descobrir e aprender o novo. Aqueles que estiverem atentos ao movimento invisível da revolução digital podem conquistar novos espaços, quanto aos que se deixarem à mercê da sorte, sabe-se lá qual será o destino. O futuro é um caminho sem volta!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.