Gentilezas

Publicado em 17 de outubro de 2016

Uma famosa frase de para-choque de caminhão tem se tornado muito popular no Brasil: “gentileza gera gentileza”. Essa máxima, apesar de bonita, não tem respaldo ético ou empírico. Toda semana eu vejo pessoas muito gentis sendo atormentados por pessoas brutas, e também vejo pessoas estupidas, em cargos de gerência, sendo tratadas gentilmente pelos seus subordinados coagidos.

A palavra gentileza tem origem no latim, gentilis, que significa pertencer a um clã, tribo ou família. Remete a um tipo de conduta de boa convivência com os mais próximos. Com o tempo, os padrões gentis de respeito foram estendidos para todo o convívio social. Em latim também se evidencia que o comportamento gentil vem de berço, é ensinado e polido nas relações parentais. Os grossos e estúpidos tiveram uma má educação familiar. Porém, isso não justifica esse tipo de comportamento.

A gentileza é uma pequena virtude, classificada pelos gregos como etiqueta (pequena ética). Por que pequena? Ela é uma boa virtude para vivermos harmonicamente em sociedade, mas seu pleno exercício não está relacionado com uma orientação moral plena. Os membros do partido nazista e da Klu Klux Klan eram reconhecidos publicamente pela gentileza. A psicologia forense estadunidense afirma que os dez sociopatas mais perigosos do século XX eram socialmente classificados como gentlemans.

Ser gentil não nos faz moralmente virtuosos, mas revela nossa preocupação em reconhecer o outro e tratá-lo com respeito. A gentileza é o vestíbulo da ética. Um exercício cotidiano de cidadania. Um lapidar da própria ignorância e brutalidade. Sem ela, fica difícil a convivência.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.