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Hoje o cenário mudou!

Em um passado não tão distante, valorizava-se apenas as habilidades técnicas do profissional. Hoje, o profissional é avaliado não só por suas competências técnicas, mas principalmente por suas habilidades comportamentais.

Em um passado não muito distante, se valorizava apenas as habilidades técnicas do profissional, nós, brasileiros, não tínhamos a cultura de desenvolver habilidades comportamentais desde cedo, essa preocupação se despertava para algumas pessoas no momento do desenvolvimento da carreira…

Hoje o cenário mudou!

Hoje, o profissional é avaliado não só por suas competências técnicas, mas principalmente por suas habilidades comportamentais.

Para iniciarmos, você sabe a diferença entre competência técnica e habilidades comportamentais?

Competência técnica é quando o ser humano tem conhecimento sobre o assunto, habilidade para desempenhar e atitude adequada, e esse conhecimento é adquirido através de estudos e as habilidades e atitudes são aperfeiçoadas através da vivência e da prática deste conhecimento. Já a habilidade emocional é quando o ser humano consegue gerenciar seus sentimentos em relação ao cenário e situação no qual está envolvido e consegue ter atitudes de acordo com o esperado pela sociedade.

São muitas as habilidades comportamentais exigidas no mercado de trabalho, algumas já esperadas independentemente da idade e profissão, como por exemplo, empatia, humildade, respeito, controle emocional, flexibilidade, organização, bom humor, gentileza, boa educação, civilidade…

Agora imagina um profissional que desenvolve o lado técnico e comportamental, na mesma proporção.

Saber o que fazer, como fazer, quando agir, com quem, porque ter determinada postura, controlando suas emoções, facilitaria muito o dia a dia profissional não é mesmo?!

Pessoas com este perfil decolam rapidamente!

Vive bem quem se relaciona bem! Já ouviram esta frase? Para mim faz muito sentido, afinal vivemos em sociedade, e as relações humanas precisam fluir muito bem, principalmente no campo profissional.

Saber unir estas duas competências só depende de você, não adianta eu tentar lhe convencer os benefícios, o sucesso profissional será apenas uma consequência de seu esforço, do seu desenvolvimento e principalmente das suas atitudes!

Se sozinho você sente que está patinando neste desenvolvimento, então eu lhe sugiro investir em um processo de Coaching, onde você poderá desenvolver e melhorar as competências comportamentais e complementares ao seu desenvolvimento profissional. Não espere que o outro decida por você!

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
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