Humanidade na era digital

Publicado em 28 de agosto de 2018

Num recente artigo de Adriana Sales Gomes, publicado em julho de 2018 pela revista HSM com o título: “O jogo dos 7 erros da transformação digital”*, algo me chamou atenção sobre o que especialistas dizem com relação à maturidade da Internet e como as empresas e profissionais devem lidar com esta era digital.

O artigo fala dos 7 erros e quebra paradigmas importantes. O que dá para concluir é que, não importa qual o segmento da sua empresa ou do seu serviço, não será possível fugir da tecnologia. “Um dado importante apresentado no artigo é, por exemplo, o fato de que em 2001 das cinco empresas de maior valor no mercado mundial, apenas uma era de tecnologia, a Microsoft. Em 2017, todas são de tecnologia. Apple, Alphabet (Google), Microsoft, Amazon, Tencent (e Facebook vem logo depois).”

Porém, o que mais achei relevante, para nós coaches e empreendedores, é o fato de que Teco Sodré, investidor da Ikewai e especialista em marketing digital, Marcelo Tas, influenciador digital e estudioso da Internet, e Silvio Meira, cofundador do Cesar Instituto de Inovação e presidente do conselho do Porto Digital, destacarem a importância das ciências humanas e o fato de que as empresas contratarão profissionais como antropólogos por já terem percebido que entender o consumidor é fator crucial de qualquer negócio.

Neste sentido, muitas empresas como Amazon têm investido em inteligência artificial e em ferramentas como o mapa de empatia que ajuda a entender o consumidor em primeiro lugar e a se colocar no lugar do outro nas suas dores, angústias e necessidades. Não importa qual o segmento ou o serviço, fato é que o consumidor irá sempre procurar viver uma experiência agradável e prazerosa.

Não por acaso, o Coaching tem crescido e se posicionado como uma profissão que vai ganhando mais respeito e credibilidade, superando preconceitos. Cada vez mais, veremos psicólogos, administradores, filósofos, antropólogos, nutricionistas, educadores físicos e profissionais de várias áreas da saúde fazendo formação de Coaching e se especializando a fim de ajudarem empresas, pessoas e profissionais a se conhecerem mais e conhecerem todos os atores que atuam na sua rede de relacionamento.

Historicamente, nós, mulheres, já trazemos no nosso DNA este mapa de empatia e desenvolvemos uma habilidade excepcional de percebermos o outro. Além disso, aspectos igualmente importantes nesta era digital, ou pós-industrial, são a criatividade, a estética e a intuição. Nada disso é novo para sociólogos, intelectuais, filósofos e até escritores. O sociólogo Domenico Di Masi, em O ócio criativo, e até Dante Alighieri, na sua Divina Comédia, já diziam que esta seria a era dos valores femininos.

Portanto, mulheres e coaches, estamos vivendo um momento único de transformação no qual podemos colaborar e muito com a construção de uma sociedade muito mais empática, aliviando as dores de nossos clientes e consumidores, proporcionando a eles e elas experiências enriquecedoras através do uso de ferramentas e tecnologias de autoconhecimento e de compreensão do ser humano. Como disse Teco Sodré neste artigo: “Conheça o consumidor primeiro”.

Concluindo este artigo e parafraseando o que Sócrates nos disse há milhares de anos, eu diria: Conheça a ti mesmo e o teu consumidor e conhecerá os deuses e o Universo.

* trechos tirados do artigo: http://www.revistahsm.com.br/inovacao-e-crescimento/10247/

Cris Ferreira







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.