Idiossincrasia no Coaching!

Publicado em 14 de março de 2017

Idiossincrasia, do grego ἰδιοσυγκρασία (idiosynkrasía), segundo o wikipedia, é o “temperamento peculiar a um indivíduo ou grupo de pessoas”. E começo por usar essa expressão para trazer um questionamento geral aqui neste espaço, quanto se as bases conceituais do Coaching, que tantas vezes têm sido colocadas como o ponto de diferenciação de outras formas de intervenção (consultoria, mentoria, terapia, principalmente), ainda registram essas diferenças na prática.

Aliás, fica um recadinho ao meu querido Cleyson Dellcorso: não seria esse um ponto fundamental a se tratar nas primeiras atividades de nossa plataforma tecnológica orientada aos Coaches?

O mundo tem uma dinâmica que está sendo pautada pela tecnologia digital. Até há pouco tempo, o email ainda era a forma de acelerar o envio e a resposta ao que antes era fundamentado em correspondências. Na necessidade de uma conferência, nasceu o Skype (lembram-se quantas vezes “agendamos” a sessão?). De um ano para cá, tenho notado que a necessidade (ou ansiedade) das pessoas tem tido uma característica peculiar: aumentar a dinâmica na troca de informações ou conteúdo, em contatos quase que instantâneos.

E agora já vem o Whatsapp com funções de voz e imagem, bem como transmite textos longos (antes prerrogativa do email). Sem contar os outros aplicativos que se integram em um aparelho único (celular) a transformar o conceito de conectividade em uma arma para o bem e para o mal. Tudo o que a conectividade extrema pode gerar de benefício, com a complexidade tecnológica que carrega, tem a contrapartida dos males que os hackers são especialistas em desenvolver.

Enfim, nesse contexto, eis que o Coach está diante do seu cliente. A sessão caminha e o processo cognitivo mental do Coachee, habituado que está à forma desenfreada de tratar de informações, tem uma demanda diferenciada: ele precisa ir buscar, internamente, respostas para as perguntas e desafios que recebe em função da meta que foi previamente determinada. Aquela idiossincrasia dominante o tempo todo, acostumada ao instantâneo, impacta com o fato de que o Coach não apresenta sugestões e muito menos soluções, como mais perto disso estão o consultor e o mentor.

Se o cliente começa a sofrer o estresse de dúvidas sem resposta, pressão pessoal para uma mudança deslocada do tempo que tem (na sua própria avaliação) para mudar e, ainda mais, se começa a se inquietar com o contexto que lhe obriga a pensar (refletir) ao invés de simplesmente pedir ao Google por socorro, tudo isso poderá colocar a relação entre Coach e cliente no chão. Eu tenho certeza que alguns profissionais irão me criticar ao destacar isso, mas eu vejo cada vez mais a adequação (aproximação) dos métodos de Coaching, mentoria e consultoria. A solução e os caminhos precisam aparecer logo.

Tudo como idiossincrasia que nasce e cresce associada diretamente aos novos tempos que a humanidade percorre globalmente. A autorreflexão para chegar à autorrealização demanda um tempo que as pessoas, em sua idiossincrasia, perderam o costume de ter para si, pois o gastam para saber mais da vida dos outros!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.