fbpx

No mundo nada se cria, tudo se transforma!

Que os sonhos de um país grande comecem a se tornar mais realistas, gerando justiça, ética, produtividade, segurança, educação, riqueza e menos desigualdades.

Amigos leitores, uso como título expressão atribuída a Antoine Laurent de Lavoisier (26/08/1743 — 08/05/1794), químico francês que é tido como o pai da Química moderna. Na realidade, ele criou essa expressão para servir como metáfora a um princípio de conservação das massas (Lei de Lavoisier), e que ficou mais conhecida como “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Com esta postagem, após pouco mais de cinco anos, venho encerrar o ciclo deste espaço, da forma como ele mensalmente está sendo tratado, para abrir uma nova linha de conteúdo, já a partir do dia 25/09, terça-feira.

Quase que certamente (esta foi uma formulação de linguagem prolixa e complexa, que não quer dizer muita coisa), então teremos um panorama mais claro do que o Brasil pode esperar em seu futuro, com base nos resultados das eleições, tanto na esfera estadual como na federal. E ficamos na torcida para que o Brasil caminhe e cresça em verdadeira transformação, em todos os sentidos. Que os sonhos de um país grande comecem a se tornar mais realistas, gerando justiça, ética, produtividade, segurança, educação, riqueza e menos desigualdades.

Hoje, para quem acredita em coincidências, escrevo tudo isso à luz do Dia da Independência (rimou). É dia de reflexão e de avaliação sobre o quanto os brasileiros estão comprometidos com o país e o quanto precisamos crescer em postura cívica. Hoje, e todos os dias, é fundamental o engajamento de cada cidadão com a ética e os melhores princípios para construir o bem comum dos brasileiros. Que o feriado seja mais do que um dia de lazer, ao promover a união das pessoas com a nossa História e as lutas que viabilizaram a Independência!

Meu desejo sincero é que os mais velhos, aqueles que conseguiram aliar os anos de vida com o conhecimento e a postura cívica, possam ser mais do que conselheiros dos mais jovens. Mais do que mentores contadores de Histórias. Espero que sejam estimuladores dessa reflexão e do engajamento com um compromisso maior, como é a prática comum em Coaching. Que nosso filhos e netos sejam os coachees mais queridos, com ação e olhar positivo de um Brasil que trabalha para que o brado da Independência não se perca no passado, mas que possa sempre orientar o nosso futuro. Até outro dia!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa