fbpx

Imprevistos acontecem, como reagir?

Sabe acontecimentos que na maioria das vezes causam irritação, mal-estar e que tiram nosso bom humor? Todos estamos sujeitos a eles! Como reagir?

Todos estamos sujeitos a imprevistos; acontecimentos fortuitos que na maioria das vezes causam irritação, mal-estar e produzem fatos geradores que tiram nosso bom humor.

Outras vezes deixamos que nosso dia perca o seu fluxo normal por motivos menores, como um congestionamento no trânsito, o comportamento de outros motoristas ou até mesmo um aguaceiro repentino entre o estacionamento e o nosso local de destino.

Em lugar de reagir com raiva e irritação, podemos encontrar uma maneira alternativa para administrar as emoções causadas por estes tipos de acontecimentos. O que não podemos aceitar é que atrapalhem o nosso dia e tirem a nossa tranquilidade.

Da próxima vez que você estiver prestes a perder o seu bom humor, aqui estão três dicas para administrar a situação:

1. Elimine a tensão de seu corpo:

Respire profunda e pausadamente algumas vezes. O número de vezes varia de pessoa para pessoa, mas em média umas 3 vezes já é suficiente.

Caso ainda não se sinta confortável eu sugiro esta sequência:

a) Sente-se confortavelmente e observe a sua respiração natural. Fique um certo tempo apenas observando a sua respiração;

b) Coloque as mãos no peito e na barriga. Coloque a mão direita no centro de seu peito e a esquerda abaixo da linha do umbigo. Continue a respirar normalmente e observe se você está “respirando” mais na mão direita ou na esquerda. Veja se você consegue resistir à vontade de mudar a respiração ou torná-la mais profunda;

c) Sem mudar o ritmo da respiração tente fazer com que o movimento da mão direita seja maior que a esquerda, faça isto em 5 ciclos de respiração. Depois inverta, tente fazer com que o movimento causado pela respiração seja maior na mão esquerda que na direita.

2. Conecte-se com os outros

Quando estamos tensos por algum acontecimento o relacionamento é mais difícil. Tente forçar um pouco a aproximação com os outros que a sensação de mal-estar diminui muito. Converse, conte um caso, distraia-se com um assunto qualquer. Apenas não use o que o incomodou como tema da conversa.

3. Desenvolva sua paciência

Se você esbravejar ou ter uma outra reação semelhante você se sentirá bem por período bem curto, mas se cultivar a paciência, você se tornará resistente a longo prazo.

Se algo desagradável aconteceu com você e caso já tenha uma boa dose de paciência, aplicar os itens 1 e 2; será relativamente fácil.

Após respirar profundamente algumas vezes e ter conversado com algumas pessoas sobre um assunto diferente do gerador da situação, procure fixar seu pensamento em uma atividade, por exemplo, ler uma noticia na Internet, fazer uma rápida meditação caminhando ou mesmo tomar um café, mas com atenção plena na atividade que estiver realizando.

Foque sempre seu pensamento no momento presente, no aqui e agora e, caso, volte a lembrar do incidente, tome consciência que ele existe, que foi real e retome gentilmente o pensamento para o momento presente.

Em linhas gerais, o que estou sugerindo é que adote um modelo de viver baseado na Atenção Plena – Mindfulness, pois com ela fica mais fácil administrar pequenos incidentes desagradáveis do dia a dia.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa