Inteligência Emocional: Para que e Por quê?

Publicado em 06 de junho de 2018

Diante de um mundo em constante mudança, com cenários complexos e ambíguos, nos vemos diante de muita pressão, poucos recursos, tempo escasso e muito stress. Como ter equilíbrio sem colocar tudo a perder?

Muitos profissionais notam que não conseguem gerenciar suas emoções: ou explodem com alta irritabilidade ou guardam, simplesmente engolindo tudo o que gostariam de dizer. O resultado é prejudicar suas relações, resultados e saúde.

Entra em cena, uma das habilidades mais buscadas em cursos, processos de autoconhecimento dos profissionais que querem se preparar para o futuro: a inteligência emocional.

Inteligência emocional, segundo Daniel Goleman, é o conjunto de alguns fatores que podemos resumir na sigla GAMES: gerenciamento de emoções, autoconhecimento, motivação, empatia e sociabilidade.

Para alguns profissionais, a Inteligência Emocional é conhecer as emoções para controlar e não as sentir para desempenhar sua função. Errado! Se as emoções foram desencadeadas é porque elas querem te dizer algo e aprender a compreender as necessidades por trás do que sente é o ponto de virada.

Você conhece, analisa o seu significado, mas você está no comando, gera equilíbrio e você para de reagir e responde com mais inteligência.

Vou aqui fazer um paralelo com a sua saúde física. Quando há um incômodo, por exemplo, dor nas costas, você busca um especialista para conhecer, através de exames, a fundo o que você tem. Após esta avaliação, você compreende e nomeia o que sente. Passa a tratar com fisioterapia, remédios, etc. para um acompanhamento, controle e manutenção.

E você faz o mesmo com suas emoções? Afinal, você não controla o que não conhece.

Entender como funciona, seus padrões, sabotadores e motivações irá te apoiar a criar caminhos para desenvolver sua inteligência emocional.

Você possui uma série de áreas que compõe sua vida e carreira: finanças, desenvolvimento intelectual, entre tantas outras; porém, quando queremos conquistar um objetivo, buscamos desenvolver competências técnicas, algumas comportamentais e nos esquecemos das emocionais.

Você passa a não cuidar das emoções e com um desequilíbrio por não conquistar o que deseja, pode não mostrar seus talentos com foco e determinação. Sem inteligência emocional, passa a exacerbar as emoções e o motivo por trás do seu nervoso e ansiedade, vem à frente de seu potencial e vontade, por exemplo, de pedir para as pessoas te apoiarem.

É como um iceberg no fundo do mar com a ponta para fora da água. Você não mostra os seus pontos fortes e apenas reage instintivamente com as emoções. O que as pessoas veem? Só sua explosão ou fuga e nada da mensagem que gostaria realmente de passar.

Para que desenvolver a inteligência emocional? Para construir caminhos, respostas com mais equilíbrio e gerar melhores resultados. Por quê? Para brilhar com seus talentos, compreender o que a emoções te sinalizam, conhecer sua necessidade, mas estar no comando com o seu melhor.

No piloto automático, você nem percebe suas emoções ou a menos que elas te controlem e dispara o alerta vermelho. Você tem a oportunidade de crescer como profissional e gerar alta performance desenvolvendo esta habilidade que os profissionais acima da média o fazem com prioridade.

Que tal desenvolver a inteligência emocional? Conte comigo para indicar os caminhos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.