Inteligência Emocional

Publicado em 22 de junho de 2015

Este é o terceiro artigo de um total de quatro versando sobre As Três Inteligências Básicas.

No primeiro artigo, apresentei as Três Inteligências, no segundo, aprofundamos a  Inteligência Operacional, e neste, vamos explorar um pouco mais do hemisfério direito, nosso lado límbico, a Inteligência Emocional.

Na linha do processo evolutivo das espécies, um novo campo foi emergindo progressivamente, sobretudo a partir dos mamíferos. Aqui aparecem claramente os vínculos afetivos, as formações tribais, o sentir-se ligado a um grupo, o sentimento de pertencer e à disposição de defender seu grupo até mesmo com a vida.

Animais como os cães, os gatos, os cavalos, os macacos são ávidos por dar e receber carinho, dão a vida pelos seus, se buscam, se abraçam ou se lambem.

No ser humano é isto mesmo que acontece, só que vai se tornando mais complexo. É a chamada inteligência do coração. Aqui estão a emoção, os sentimentos, a afetividade.

É aqui também que está o lado mais criativo, o lado da imaginação, dos sonhos. Este é o lado da inspiração, da motivação, da coragem de quebrar paradigmas, da coragem de tomar decisões, sobretudo aquelas que “dão um frio na barriga”.

É o lado direito também que comanda a arte, a sensibilidade qualitativa. É ali que fica o êxtase, o achar lindo, maravilhoso. É pelo lado emocional que nós desfrutamos da vida, que gostamos das pessoas e dos outros seres, é por aqui que sentimos aqueles momentos de “vale a pena viver!”

Mas, este é também o lado do sofrimento, do “não gostei”, da “dor de viver”, do sentir a falta, das mágoas, das tristezas, do sentir-se abandonado, da depressão.

É pelo campo emocional que nós confiamos ou não confiamos nas pessoas, nas instituições. É por aqui que nos apegamos a uma religião, a uma fé, a uma ideologia, a uma filosofia.

Este é também o lado dos relacionamentos humanos, do sentimento de pertença, das ligações entre as pessoas, É aqui que se apresenta e se desenvolve a liderança, a capacidade de impulsionar e motivar as pessoas, de fazer com que as pessoas acreditem ou não nas pessoas.

A emoção é imediatista, age de rompante, é impulsiva. Se estiver fora de comando, vai com tudo. E o comando não é característica do emocional, como vamos ver daqui a pouco.

Por outro lado, é aqui que se fundamenta a motivação. Quando a motivação é positiva, as pessoas e os grupos “vão que vão”! Mas, quando ela é negativa, ou as pessoas e os grupos perdem o elan, perdem rendimento ou podem mesmo ter reações violentas contrárias, como quebrar coisas, partir para a briga. Aqui está um dos maiores desafios para as lideranças.

Nos níveis de maior cultivo e refinamento, é aqui a área da intuição, da percepção do clima ou tensor, do sentir à distância, de antecipar e prever o que pode acontecer.

E é por aqui que, através do cultivo pessoal interior, a pessoa se sente ligada ao Todo, sente a vibração do universo em si mesma. É o lado místico, da iluminação.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.