Levante sua autoestima!

Publicado em 23 de julho de 2018

A baixa autoestima é presente na vida de muitas pessoas e, advém da dificuldade em aceitar-se e pouco amor-próprio, seja com relação ao seu papel profissional ou relacionamento pessoal, causando inúmeros transtornos àqueles que vivenciam esse estado.

Os principais sintomas de que a baixa autoestima está te dominando são: sensação de vazio, sentimento de inferioridade, distimia, tristeza imotivada, medo recorrente de ser rejeitado, excluído ou abandonado, preocupação excessiva com o que os outros pensam sobre você, sensação de que é impossível ser feliz e de não ser merecedor de que coisas boas aconteçam em sua vida.

Ao identificar-se com um ou mais sinais, confira as estratégias para levantar sua autoestima:

Questione-se sempre: Ao enfrentar situação delicada ou que lhe cause desconforto, preste atenção ao que está realmente sentindo. Quando temos amor próprio e respeitamos a própria a vida, é natural questionar-se: o que estou sentindo? Quero ou não quero tal coisa/situação? Isso me faz bem ou mal? Meu SIM é sincero ou na verdade significa NÃO? Conhecer seus limites e respeitar-se são condições fundamentais para ser e agir como uma pessoa autoconfiante, equilibrada e realizada em sua vida.

Assuma suas características: Viva o que você realmente é. Aceite o fato de que não somos originalmente problemáticos, pois isso apenas reforça a percepção equivocada de que temos que ser “perfeitos”. Ninguém é “melhor ou pior” do que ninguém, apenas temos características diferentes. Exemplo: o perfeccionismo pode ser percebido como algo disfuncional para alguns e ser funcional para outros. Quem está certo? Ambos estão, pense nisso! Tal fato se repete diariamente com nossos outros atributos. Quão menos autocriticar suas características, será mais fácil aceitá-las, lidar positivamente e rentabilizá-las.

Valorize suas qualidades: Alguns acreditam que não devem falar sobre suas qualidades, com receio de parecer uma atitude prepotente ou arrogante. É fundamental enxergar e aceitar seus pontos positivos e assim, manter a autoconfiança e amor-próprio de forma saudável. Experimente inicialmente, listar tudo aquilo que você acredita que faz bem, em termos de atitudes, habilidades e comportamentos. Em seguida, peça um feedback aos seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Pergunte: Em sua opinião, quais são minhas melhores qualidades? O que pode ser melhorado? Desta forma, terá uma validação de suas qualidades e pontos a desenvolver. Simples assim!

Abandone o vitimismo: Em alguns casos, não é consciente e nem intencional, mas a pessoa com baixa autoestima tende a posicionar-se como vítima das pessoas e situações. Tal atitude surge do fato de não querer, dever ou acreditar que pode ou deva responsabilizar-se por sua própria vida, assim, a terceiriza, “culpando” outros.

Foco e poder em si para dizer NÃO: A pessoa com baixa autoestima, mantém a crença de que “necessita” agradar a todos com quem se relaciona. Essa atitude visa evitar conflito, ter que posicionar-se e ser rejeitada. Sua principal justificativa é: “Não sei dizer não aos outros”. Isso não expressa a verdade! Experimente pedir um bom valor de dinheiro emprestado a ela. O ponto é identificar em quais situações e, o que a faz hesitar em negar algo a alguém.

É comumente observado nesses casos que, a pessoa diz mais SIM que de fato significam NÃO, contrariando sua própria vontade, desejos e objetivos.

Autocobrança para quê? Ocorre frequentemente no papel profissional para aqueles que estabelecem um alto nível de exigência em função de perseguir a “perfeição” em tudo o que fazem. Tal comportamento gera insegurança, insatisfação, frustração e por vezes, em busca do PERFEITO, a pessoa não consegue entregar o FEITO. Ocorre também no papel pessoal, principalmente nos relacionamentos: afetivos e sociais, que tem como características: dependência, cobrança e carência e não uma relação baseada na parceria. Pessoas inseguras e com autoestima baixa, vivem o descontentamento eterno em função disso, pois acreditam que nunca estão recebendo o necessário, tornando-as inseguras e críticas consigo e com os outros.

Viva intensamente: Atitude fundamental para elevar a autoestima, que inferirá positivamente em sua qualidade de vida. Significa trazer o foco e poder para sua vida, rebaixar a autocrítica e constatar a beleza e o valor de cada momento e, não apenas valorizar somente os grandes feitos que elevam naturalmente a autoestima.

Lide com suas insatisfações: Programe pausas reflexivas semanais, faça um balanço de suas decisões e ações, visando identificar seus atuais focos de insatisfação. Desta forma, você visualiza o real cenário em que vive, resolve o que está sabotando sua felicidade, tomando as ações necessárias para restabelecê-la.

Assuma o seu valor pessoal/profissional: Por que não manter sua autoimagem como sendo alguém singular, diferente e especial? Tal atitude é fundamental para a manutenção de uma autoestima saudável em qualquer papel em que atue.

Pare de se autossabotar: A forma mais comum observada se dá através do círculo vicioso: -> Baixa autoestima -> Pensamentos negativos -> Alta ansiedade & Baixa performance -> Erros recorrentes -> Culpa -> Baixa autoestima.

Outra forma é o hábito de comparar-se a outras pessoas em diversas situações. Considerando que cada um de nós é único, qual o propósito de comparar-se a diferentes pessoas? Ficar desmotivado e inerte? Para muitos é incompreensível a razão e lógica desse comportamento, mas mesmo assim, ele é atuado, gerando sofrimento existencial, frustração; além de desestimular ações persistentes em prol de um objetivo, devido à autorrotulação: Eu sou melhor ou pior do que fulano, logo… (usa uma justificativa).

Sadio e positivo é comparar-se consigo mesmo, motivando-se a superar-se a cada novo desafio pessoal ou profissional enfrentado.

Fortaleça sua autoestima:

✔️ Cuide de si mesmo.

✔️ Aprenda a dizer NÃO.

✔️ Respeite a si mesmo e aos outros também.

✔️ Imponha seus limites às pessoas.

✔️ Evite relacionamentos tóxicos ou destrutivos.

✔️ Pense e vibre positivo.

✔️ Sonhe, faça planos e entre em ação.

✔️ Crie projetos para o seu futuro.

✔️ Faça boas escolhas.

✔️ Valorize suas qualidades.

✔️ Cultive amizades.

✔️ Tenha um hobby.

✔️ Não permita que a crítica alheia te desestabilize.

✔️ Aprenda com seus erros, sempre!

Marcio Caldellas
Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive
www.mccoaching.net







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.