Lições estratégicas de um guerreiro oriental!

Publicado em 01 de março de 2016

Já comentamos antes, neste mesmo espaço, do nível de responsabilidade que o Coach assume com o cliente, quando ambos se colocam diante do desafio de atingirem metas. É um momento especial em que o Coach precisa reunir competências e adequado preparo emocional para fazer parte do processo, sem querer assumir as decisões necessárias ao longo do caminho. Porém, isso não o exime de outras decisões que fazem parte de seu contexto pessoal: o de microempreendedor.

O Coach precisa ter estabilidade emocional, controle mental e racionalidade suficientes para que, cada etapa e cada momento sejam tratados na medida, na força e na ênfase que o cliente precisa e consegue assumir. Logo, ser Coach não é adotar uma metodologia do tipo "camisa-de-força" e querer que ela se mostre a panaceia de todos os males (e problemas) do mundo. Há que se tentar identificar peculiaridades e pequenos segredos do cliente a partir de suas palavras e atitudes, ainda que se saiba que ninguém é perfeito para ter leitura completa e sem falhas.

O que eu posso garantir é que nenhum Coach consegue cumprir a sua parte se o próprio cotidiano estiver um caos. Como ser humano, ele precisa conquistar também a sua estabilidade e, então, fica a recomendação de conquistar sempre alguém com quem possa conversar e trocar confidências, de qualquer ordem. Porém, caso isso não seja possível, o Coach tem treinamento suficiente para uma autorreflexão e a promoção de mudanças em sua própria vida, para o que este artigo hoje tenta contribuir com sete lições de um guerreiro oriental (Sun Tzu).

  1. A estratégia sem tática definida é caminho lento para a vitória, mas a tática sem estratégia é o sinal claro para a derrota. Trazendo ao linguajar comum, valorize sempre a consistência em toda a sua comunicação com os clientes e defina um posicionamento que gere diferenciação dos concorrentes. Isso não é fácil e nem rápido, mas lhe trará muitas alegrias;

  2. Se você conhece o inimigo e conhece bem a si mesmo, você não precisa temer o resultado das batalhas. Isso significa que os riscos e oportunidades, bem como as forças e fraquezas de cada lado, serão conhecidas e permitirão a melhor definição estratégica.

  3. Conhecer a composição natural do ambiente (ou mercado), bem como as tendências de mudança em curso, tudo isso se transforma no melhor aliado para o embate. Informação é poder e saber projetar potenciais fatos ou ocorrências gera enorme vantagem competitiva. Como Coach, isso vai lhe ajudar a também despertar reflexões fundamentais no seu cliente.

  4. O vencedor de uma competição faz muitas projeções e planeja antecipadamente, enquanto o perdedor apenas consegue explicar a derrota. Aprender a criar cenários alternativos, pensar em como se posicionar em cada um e agir quando demandado é o segredo de um mestre guerreiro. Ao planejar, deve-se explorar variedade de combinações táticas passadas no seu campo de atuação.

  5. Não há mais do que sete notas musicais, mas suas combinações dão origem a um sem número de melodias. Ao pensar em estratégias e táticas para seu negócio, o Coach não se pode perder em viagens mirabolantes, mas deve se lembrar de aspectos como logística, comunicação e gestão.

  6. A qualidade da decisão é metaforicamente associada à velocidade do falcão que ataca e destrói a vítima. Ter estratégia de qualidade faz com que o profissional reconheça o momento certo de realizar cada movimento de ataque e defesa perante os concorrentes.

  7. As oportunidades crescem na mesma medida com que se tem mais lições aprendidas. Assim, acreditando mais em você mesmo e no que aprendeu, seja com a vitória ou a derrota, você conseguirá contribuir com o sucesso de muita gente, inclusive o seu mesmo.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.