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Lições estratégicas de um guerreiro oriental!

O Coach precisa ter estabilidade emocional, controle mental e racionalidade suficientes para que, cada etapa e cada momento sejam tratados na medida, na força e na ênfase que o cliente precisa e consegue assumir.

Já comentamos antes, neste mesmo espaço, do nível de responsabilidade que o Coach assume com o cliente, quando ambos se colocam diante do desafio de atingirem metas. É um momento especial em que o Coach precisa reunir competências e adequado preparo emocional para fazer parte do processo, sem querer assumir as decisões necessárias ao longo do caminho. Porém, isso não o exime de outras decisões que fazem parte de seu contexto pessoal: o de microempreendedor.

O Coach precisa ter estabilidade emocional, controle mental e racionalidade suficientes para que, cada etapa e cada momento sejam tratados na medida, na força e na ênfase que o cliente precisa e consegue assumir. Logo, ser Coach não é adotar uma metodologia do tipo “camisa-de-força” e querer que ela se mostre a panaceia de todos os males (e problemas) do mundo. Há que se tentar identificar peculiaridades e pequenos segredos do cliente a partir de suas palavras e atitudes, ainda que se saiba que ninguém é perfeito para ter leitura completa e sem falhas.

O que eu posso garantir é que nenhum Coach consegue cumprir a sua parte se o próprio cotidiano estiver um caos. Como ser humano, ele precisa conquistar também a sua estabilidade e, então, fica a recomendação de conquistar sempre alguém com quem possa conversar e trocar confidências, de qualquer ordem. Porém, caso isso não seja possível, o Coach tem treinamento suficiente para uma autorreflexão e a promoção de mudanças em sua própria vida, para o que este artigo hoje tenta contribuir com sete lições de um guerreiro oriental (Sun Tzu).

  1. A estratégia sem tática definida é caminho lento para a vitória, mas a tática sem estratégia é o sinal claro para a derrota. Trazendo ao linguajar comum, valorize sempre a consistência em toda a sua comunicação com os clientes e defina um posicionamento que gere diferenciação dos concorrentes. Isso não é fácil e nem rápido, mas lhe trará muitas alegrias;
  2. Se você conhece o inimigo e conhece bem a si mesmo, você não precisa temer o resultado das batalhas. Isso significa que os riscos e oportunidades, bem como as forças e fraquezas de cada lado, serão conhecidas e permitirão a melhor definição estratégica.
  3. Conhecer a composição natural do ambiente (ou mercado), bem como as tendências de mudança em curso, tudo isso se transforma no melhor aliado para o embate. Informação é poder e saber projetar potenciais fatos ou ocorrências gera enorme vantagem competitiva. Como Coach, isso vai lhe ajudar a também despertar reflexões fundamentais no seu cliente.
  4. O vencedor de uma competição faz muitas projeções e planeja antecipadamente, enquanto o perdedor apenas consegue explicar a derrota. Aprender a criar cenários alternativos, pensar em como se posicionar em cada um e agir quando demandado é o segredo de um mestre guerreiro. Ao planejar, deve-se explorar variedade de combinações táticas passadas no seu campo de atuação.
  5. Não há mais do que sete notas musicais, mas suas combinações dão origem a um sem número de melodias. Ao pensar em estratégias e táticas para seu negócio, o Coach não se pode perder em viagens mirabolantes, mas deve se lembrar de aspectos como logística, comunicação e gestão.
  6. A qualidade da decisão é metaforicamente associada à velocidade do falcão que ataca e destrói a vítima. Ter estratégia de qualidade faz com que o profissional reconheça o momento certo de realizar cada movimento de ataque e defesa perante os concorrentes.
  7. As oportunidades crescem na mesma medida com que se tem mais lições aprendidas. Assim, acreditando mais em você mesmo e no que aprendeu, seja com a vitória ou a derrota, você conseguirá contribuir com o sucesso de muita gente, inclusive o seu mesmo.
Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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