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Líder Servidor – Comportamentos fundamentais!

Os verdadeiros líderes sabem que estão para servirem as pessoas e não para serem servidos pelos seus colaboradores. Os falsos determinam o que deve ser feito e os verdadeiros apenas mostram o caminho.

O Líder Servidor faz de cada um dos seus atos, um momento para influenciar os outros de modo que o bem comum seja alcançado. Os verdadeiros líderes sabem que estão nas empresas para servirem as pessoas e não para serem servidos pelos seus colaboradores.

Os falsos líderes determinam o que deve ser feito e os verdadeiros apenas mostram o caminho.

Gosto muito desta metáfora do que “é ser líder” dada por Kouzes  amp; Posner, no livro “O Desafio da Liderança”. (Ed Campus)

Liderança é uma arte. E, na arte de Liderar, o instrumento do artista é seu próprio ser. Dominar a arte de liderar é dominar a si próprio. Em última instância, o processo de desenvolvimento da liderança é um processo de autodesenvolvimento.

Assim como esta outra, de Jim Collins (Empresas Feitas para Vencer) nos mostra o verdadeiro comportamento do Líder servidor:

Os líderes servidores olham pela janela na hora de atribuir créditos e ao mesmo tempo olham no espelho na hora de atribuir responsabilidades.

Nos meus programas de Coaching para desenvolvimento de lideranças tenho notado que um dos grandes obstáculos para os gestores tornaram-se verdadeiros líderes é o medo.

Medo de:

  • Assumirem a responsabilidade, por receio do que os outros vão pensar do seu comportamento;
  • De servir os outros e ninguém servir a ele;
  • De não ficar no centro das atenções e ser ofuscado pelos outros e não progredir profissionalmente;
  • De parecer fraco por não exibir pompa e poder pela sua função;
  • De colocar o seu futuro profissional na dependência do desempenho dos outros.

Realmente, para ser um verdadeiro líder é necessário coragem.

Normalmente um líder servo tem os seguintes comportamentos, que o diferencia dos demais:

  • Sente-se comprometido em criar em todas as oportunidades uma experiência boa para os membros da equipe, com atitudes prestadia;
  • Acompanha individualmente e auxilia cada liderado;
  • Mantém-se informado de tudo que está relacionado com a equipe e conhece cada um dos colaboradores muito bem. Mantém a equipe conectada entre si;
  • Tem o costume de se antecipar às necessidades individuais e do grupo. Não espera que questionem, age proativamente;
  • Demonstra sempre a gratidão pela colaboração recebida;
  • Tem senso de justiça muito grande e uma ética a toda prova.

Todos os grandes líderes que tiveram uma liderança perene e obtiveram resultados para suas organizações muito acima da média, apresentaram um comportamento de líder servidor. Talvez, de muitos não lembremos nem o nome, pois transferiram à equipe todos os méritos, mas sabemos que por onde passaram deixaram um legado e a sua marca inconfundível.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
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