Liderança em tempo de Empresa 4.0?!

Publicado em 03 de julho de 2018

Na postagem anterior, mencionamos o lançamento do livro “Liderança – para onde vamos a partir daqui?”, dos autores portugueses Pedro Ramos e Anabela Chastre. O livro pretende ser pragmático em torno da Liderança e dos Líderes, dos contextos e processos, sobretudo quando os efeitos da chamada “Revolução 4.0” já se fazem sentir nas organizações, nas pessoas e nos processos de gestão. Resumidamente, Revolução 4.0 trata de unir as facilidades da Internet das coisas com a automatização, gerando inteligência aos processos e inúmeras possibilidades a produtos e serviços inovadores. No Brasil, isso começa a se mostrar cada vez mais presente.

Os autores desafiaram um conjunto de Líderes do presente, com múltiplas histórias de sucesso, para que embarcassem em uma viagem e projetassem o futuro dos Líderes e da Liderança num futuro incerto, desafiador e com momentos de enorme turbulência. Então nasceram mais do que respostas, alcançando várias pistas de reflexão e intervenção sobre as questões que os autores estudaram. Aos entrevistados foram aplicadas estas perguntas: a) Quais são os principais desafios da Liderança no topo nas organizações? Quais são as decisões mais críticas que hoje têm que tomar?; b) Quais as competências de quem “faz a diferença” nos contextos atuais das organizações? Como desenvolver essas competências?; c) Em face do que é possível prever sobre as empresas daqui a 10 anos, quais os desafios futuros que terão impacto em Liderança?; d) Como será a Liderança no futuro? Que competências deverão ter os Líderes de hoje para alcançar elevados níveis de eficácia nesses contextos?, e; e) Qual sua “estratégia pessoal” para se desenvolver como Líder na “viagem ao futuro”?

Os autores consolidaram as respostas dos entrevistados, o que também está detalhado no livro. Sobre o cenário futuro, as principais conclusões podem ser resumidas em cinco grandes desafios aos líderes do futuro:

  • A necessidade de decidir sobre os melhores caminhos, sempre mantendo o foco em objetivos e clientes;
  • As mudanças no contexto global, político e econômico-social, gerando altos níveis de incertezas e riscos;
  • A necessidade de os líderes montarem equipes multifacetadas, multiculturais e multiskilling;
  • A imperiosa necessidade de conciliar diferentes gerações, reunindo o melhor delas com foco nos interesses e demandas dos diferentes stakeholders;
  • Aceitar, entender e aplicar a tecnologia digital como fator crítico de sucesso aos processos de liderança.

Ao final, os autores resumem as dez competências críticas para o Líder do Futuro (ou o verdadeiro Líder das Futuras Organizações, como outra forma de analisar a questão), quais sejam: 1) Visionário; 2) Generalista especializado; 3) Curioso; 4) Networker; 5) Inspirador; 6) Focado nos resultados; 7) Resiliente e empreendedor; 8) Interessado no crescimento das pessoas; 9) Gestor multicultural, e; 10) Comunicador de excelência.

Enfim, a conclusão fundamental é de que a Liderança do Futuro será muito menos baseada em “novos modelos de liderança” e muito mais na capacidade prática de empreender em um mundo de incertezas, cheio de turbulências, complexo e ambíguo, que exige continuamente a descoberta de novas rotas e decisões oportunas. Se você criou motivação de embarcar nessa viagem ao futuro, terá no livro excelente sugestão de leitura. E se você quer entender melhor como a tecnologia irá interferir em Liderança nas “Empresas 4.0”, veja abaixo, este recente debate muito inteligente e bem-humorado, moderado pelo Pedro Ramos, autor do livro. Acredite, é imperdível!


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=veT9GDZS7po







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.