fbpx

Lidere a si mesmo para liderar os outros!

Temos dificuldade em liderar a nós mesmos, consequentemente uma imensa dificuldade em liderar os outros. A grande dificuldade está na falta de autoconhecimento. 5 dicas para você sair desta incômoda situação!

Tenho encontrado muitos profissionais que têm dificuldades em liderar suas equipes, não têm o verdadeiro comprometimento de seus colaboradores, têm insegurança para exercerem suas funções e principalmente vivem constantemente nervosos e agitados, sem tempo para nada.

Se você se identificou em algumas destas situações, não se aflija. Já vivi este problema e sei o quanto é difícil e desconfortável você perder o sono por estes motivos.

Quando passei por isso, resolvi ler artigos e livros que pudessem dar uma pista de como sair desta situação. Até hoje fico impressionado com a diversidade de publicações com que me deparei, cada uma com abordagens e sugestões diferentes. Durante um certo tempo parecia que estava no caminho certo, mas logo a seguir estava em situação pior que a anterior. Foi quando cheguei à conclusão que não estava obtendo sucesso por falta de um foco bem definido na minha busca.

Um dia conversando sobre este assunto com um grande amigo, ele me disse que isto era muito mais comum do que imaginava e que a razão destes problemas estava fundamentada na falta de conhecimento que os profissionais têm de si próprios. Disse também que temos dificuldade em liderar a nós mesmos, consequentemente uma imensa dificuldade em liderar os outros. Em síntese, a grande dificuldade que os profissionais têm em alavancarem suas carreiras está na falta de autoconhecimento.

Nossa conversa foi tão proveitosa e útil que hoje quero auxiliar você, que passa por estes problemas, a sair desta incômoda situação e para isso gostaria de dar 5 dicas para melhorar o seu autoconhecimento:

  1. Monitore suas emoções
    Durante uma semana faça uma ficha de registro onde você anote as suas emoções. Anote a cada duas horas aproximadamente, qual a sua emoção naquele momento. Não se preocupe com as causas por estar sentindo a emoção, apenas identifique a emoção e considere as consequências que ela produz sobre seu físico. (Palpitação, frio, calor, suores, etc.)
    A finalidade desta prática é fazer com que você adquira o hábito de prestar atenção em suas próprias emoções e suas consequências sobre você. Depois de um certo tempo você naturalmente incorpora esta prática e passará a conhecer-se melhor.
  2. Tenha alguém para conversar sobre o assunto
    A escolha de um amigo que esteja próximo a você e que possa alertá-lo sobre seu comportamento e com quem você possa conversar com confiança sobre o assunto, ajudará em muito o seu autoconhecimento. Na ausência desta pessoa, busque um Coach. Conversas deste tipo podem acontecer via Internet.
  3. Analise seus pontos fortes e fracos
    Com muita isenção, analise seus pontos fortes e fracos. Assuma seus pontos fracos e invista em sua melhoria, tente melhorá-los pessoalmente, mas se tiver dificuldade busque auxílio de um Coach para orientá-lo.
    Procure se beneficiar de seus pontos fortes, faça deles sua característica profissional.
  4. Analise o que limita o seu desenvolvimento
    Ao longo de nossas vidas incorporamos certos conceitos ou crenças que nos limitam e que travam nosso desenvolvimento. São crenças que estão em nossos inconscientes e que nos bloqueiam. Um exemplo de uma crença limitante é quando acreditamos que não temos capacidade para realizar determinada tarefa, antes mesmo de tentar. Esta crença pode ter sido colocada inadvertidamente em nosso inconsciente por pessoas próximas quando no passado nos “carimbaram” com uma característica: você é incompetente, você é feia, você nunca será feliz, você nunca terá sucesso, etc.
  5. Crie sua marca pessoal
    Como profissional você se assemelha a um produto em uma gôndola de supermercado.
    Está em exposição para ser adquirido ao lado de tantos outros semelhantes, que têm a mesma função, porém com algumas características diferentes. Quais seriam as suas características que encantariam seus clientes (ou compradores)? O que você tem incorporado em você que faz com que as pessoas queiram o seu serviço e não o de outro profissional?
    Através do autoconhecimento, analise a si próprio, desenvolva uma marca pessoal, como se você fosse um produto que estivesse à disposição do mercado.

Tenho certeza de que se você começar a desenvolver o seu autoconhecimento com estas 5 dicas, terá sucesso na sua vida profissional, que obterá uma melhor produtividade e uma capacidade especial em conduzir pessoas o que encurtará o caminho para seu sucesso.

Você já estabeleceu o seu próximo passo para o desenvolvimento de seu autoconhecimento?

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa