Mindfulness – 5 desafios para o praticante de meditação

Publicado em 13 de maio de 2019

Ao realizar as práticas de meditação mindfulness, práticas que na maioria das vezes têm foco atencional, o praticante vai se deparar, ora mais, ora menos, com algum ou alguns desses desafios:

Sonolência

Desafio que tende a surgir principalmente na prática de escaneamento corporal, que pode ser feita deitada. Ao deitar-se, o cérebro recebe a mensagem de que é hora de descansar, e tende a “desligar” o corpo, preparando-o para o sono, porém, independentemente de estar em uma prática na posição deitada ou sentada, o praticante pode se deparar com esse desafio.

Para amenizar a sonolência, é recomendado que não deixe para praticar em momentos de intenso cansaço, ou na hora de dormir. Além disso, ao perceber a sonolência chegando, o praticante pode abrir os olhos, ou até mesmo praticar o tempo todo com os olhos abertos.

De qualquer forma, seja qual for o desafio, será sempre uma oportunidade para a auto-observação.

Inquietude

Um desafio que anda de mãos dadas com a resistência. Se trata de uma manifestação que deixa o corpo, a mente ou ambos agitados, pode surgir nas mais variadas formas como: coceira, dores no corpo, enxurrada de pensamentos, pressa para acabar, desconforto.

Para lidar com a inquietude, o melhor a fazer é se observar. Como é você neste momento? O que é possível perceber de si mesmo quando a inquietude chega?

Expectativa ou desejo

Buscar um resultado, desejar uma determinada experiência, ansiar por repetir uma experiência passada, querer que aconteça algo vivido por outra pessoa. Esses são alguns exemplos das variadas formas que a expectativa pode surgir. O principal risco de desejar, é a frustração.

Perceber os mecanismos da mente que levam o praticante a desejar, é fundamental. Tomar consciência é o primeiro passo.

Dúvida

Neste caso, é comum surgirem pensamentos como: “acho que isso não é pra mim” “deveria estar fazendo outra coisa” “não nasci pra isso” “sou agitado demais pra meditar” “pareço estar perdendo tempo” “acho que preciso parar por um tempo” “acho que não estou fazendo certo”. E por aí vai.

A dúvida normalmente leva o praticante a questionar sua “habilidade” para meditar, e nada mais é do que mais uma das manifestações mentais que quer nos levar ao “modo fazer”. Quando paramos para apenas ser, apenas estar presente, a mente costuma dar o seu jeitinho de nos tirar de lá.

Aversão

Tem “sintomas” muito parecidos com os da inquietude, porém, de maior intensidade. A aversão também traz desconfortos físicos e mentais, e normalmente são tão intensos, que pode levar o praticante a desistir de meditar.

Seja qual for o desafio que o praticante se deparar ao longo de sua jornada meditativa, a auto-observação não julgadora, e a conexão com os valores que o levou a trilhar esse caminho, são maneiras eficientes de romper as manifestações mentais que trazem esses e outros desafios no caminho do meditador, seja ele iniciante ou com longos anos de prática meditativa.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.