Mudança na previdência social! Como se preparar?

Publicado em 05 de março de 2019

Há alguns anos ouvimos falar da necessidade de uma reforma na previdência, e que diversos são os fatores, e ainda, que o sistema atual é insustentável. Vários países passaram por isso, e um dos principais motivos alegados é o envelhecimento da população. Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição dos nascimentos, a previsão não é animadora, ou seja, é a de que em um futuro, não tão distante, tenhamos mais aposentados e menos trabalhadores ativos.

É muito importante entender que existem dois modelos de previdência que são atualmente utilizados, o de repartição e o de capitalização. O modelo de previdência brasileiro é o de repartição, que é o mais utilizado no mundo.

No sistema de repartição as contribuições pagas pelos trabalhadores ativos pagam os benefícios dos apesentados e pensionistas. Já no sistema de capitalização, a lógica é diferente, ou seja, cada trabalhador poupa recursos em uma conta própria e na aposentadoria, terá os recursos que guardou enquanto trabalhava.

Diversos países passaram por dolorosas reformas previdenciárias. A França entre 2010 e 2013 aumentou a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos, e da aposentadoria integral de 65 para 67 anos. Outra mudança importante foi relativa ao tempo de contribuição mínimo, que terá um aumento gradual até 43 anos entre os anos de 2013 e 2035.

A Alemanha teve 3 períodos de reformas (1992, 2007 e 2014), que foram importantes para manter o sistema sustentável. As principais alterações estão relacionadas à igualdade progressiva da idade mínima para aposentadoria de mulheres e homens e um aumento gradual da idade mínima, que era em 2007 de 65 anos, e que em 2029 passará a ser de 67 anos.

Ocorre que, foi possível observar nos países que reformaram seus sistemas, que muita gente, com receio de depender exclusivamente do sistema, passou a fazer contribuições para planos de previdência fechada, como uma forma ou de complementar a renda, ou mesmo de aposentar-se.

Os principais tipos de previdência privada existentes no Brasil são o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e o PGBL (Plano Garantidor de Benefício Livre). A principal diferença entre eles é a tributação. Assim, no VGBL o imposto de renda incide somente sobre a rentabilidade auferida e no PGBL só incide sobre o total a ser resgatado. Ainda, no PGBL os aportes realizados podem ser abatidos quando da Declaração de Imposto de Renda completa, com um limite anual de 12%.

Para saber o que melhor se adequa a você, é preciso conversar com um consultor ou um especialista, para entender qual modelo de previdência se adequa mais à sua situação ou mesmo ao seu perfil, ou se para você, é melhor buscar outro tipo de investimento, ou seja, outra alternativa.

De qualquer forma, é importante planejar o futuro, para que seja possível disfrutar de uma tranquila aposentadoria. Sucesso sempre e até o próximo encontro!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.