Na contramão de tendência mundial, aumenta interesse do brasileiro por trabalhar no exterior

Publicado em 14 de novembro de 2018

Pesquisa do BCG em parceria com a The Network afirma que 75% dos brasileiros estariam dispostos a trabalhar no exterior. No universo dos 197 países e 366 mil participantes, porém, esse número cai para 57%

Nesta semana comecei uma nova turma de liderança e gestão de equipes na ESPM e um dos aspectos que me chamou atenção foi identificar que mais de 50% dos meus alunos, têm como sonho morar fora do país. Essa é uma tendência que já venho percebendo nos últimos anos e claro que que essa tendência se acentuou por causa da crise.

No ano passado, 21.701 brasileiros deixaram definitivamente o país. Esse número cresceu 48,26% desde 2015, quando a crise econômica começou a se tornar mais intensa. Os números correspondem à quantidade de declarações de saída definitiva do país recebidas pela Receita Federal, mas a verdade, os números podem ser ainda maiores, uma vez que nem todos os cidadãos que deixam o país, o fazem com a documentação legal.

A pesquisa da Decoding Global Talent 2018, realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG) e a Catho confirmam o desejo do brasileiro trabalhar no exterior. Segundo a pesquisa, 75% dos 1.358 brasileiros entrevistados estariam dispostos a trabalhar no exterior – há quatro anos, esse índice era de 63%.

Dentre as razões que motivam os profissionais brasileiros a saírem do país estão, por ordem de importância:

  • adquirir experiência de trabalho;
  • ampliar a experiência pessoal;
  • encontrar melhores oportunidades de carreira;
  • ter oportunidade de vivenciar uma nova cultura;
  • conquistar melhor padrão de vida.

Há vários países com abertura para contratar profissionais estrangeiros e qualificados para fortalecerem suas economias, e entre ele estão Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Cada qual com seus desafios e seus encantos, porém todos com os mesmos atrativos: segurança, tranquilidade e qualidade de vida

Apesar da abertura, a seleção não é tão simples assim. Cada país tem os seus programas, processos e áreas que precisam de profissionais, além de custo. As exigências são altas, exige-se proficiência comprovada do idioma, assim como das experiências profissionais e trajetórias acadêmica e certidão negativa de crimes. A idade também conta.

Imaginar que deixar o país e viverá experiências maravilhosas é uma ilusão, pois esse processo não é tão fácil. Precisa planejamento e tem que agarrar as oportunidades que surgirem. A saudade também pode ser um dos pontos mais críticos para alguns.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/emprego/nao-falta-trabalho-para-brasileiros-no-exterior-22450883#ixzz5NdZAsrxT

O The Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa global de consultoria de gestão e líder em estratégia de negócios. Realiza parcerias com empresas em todos os setores e regiões do mundo para: identificar as oportunidades que mais geram valor, abordar os desafios mais importantes e transformar o negócio de seus clientes. http://www.bcg.com.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.