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Não convença, encante!

Como encantar? O que realmente isso significa? No dia a dia é preciso criar um processo de vendas centrado no foco DO cliente, entendendo os motivos e as dores que fazem as pessoas comprarem.

Falar sobre vendas é sempre um assunto atual, a gente compra e vende o tempo todo e acredite, essa arte não se restringe aos vendedores! Vendemos ideias, compromissos, sonhos … e aprender a negociar faz parte da vida desde a infância. Quando uma criança passa a entender o poder da troca e que ter certas atitudes podem lhe beneficiar, logo ela começa a pensar em convencer.

Convencer de que está certo ou de que sua opinião é melhor por isso ou aquilo também faz parte, mas trazendo para os dias de hoje e analisando a postura dos consumidores contemporâneos, para convencer e converter é preciso mais do que bons argumentos!

Os clientes estão cada dia mais exigentes e bem informados, apenas esses dois motivos já seriam suficientes para tirar qualquer vendedor da zona de conforto. Mas essa lista tem uma infinidade de novos motivos que “obrigam” quem realmente deseja levar as vendas a sério e que precisa se preocupar e se mexer, se reinventar, se preparar.

Mais do que preço ou até mesmo do produto em si, os consumidores esperam vivenciar experiências de compra. Tentar convencer sem encantar, além de dar muito trabalho ao vendedor, provavelmente, será uma tarefa em vão. Por quê? Porque certamente o cliente encontrará um #UAU ele procura, em outro lugar.

E você pode estar se perguntando, mas João como encantar? O que realmente isso significa? No dia a dia é preciso criar um processo de vendas centrado no foco DO cliente. Aprofundando um pouco neste ponto, é entender os motivos e as dores que fazem as pessoas comprarem.

Outro ponto que é importante destacar e que muitos ainda pecam hoje em dia: vendas não se resume a prospectar mais ou vender mais. Nem sempre, vender mais com margem menor, vai resolver seu problema. Mas e seus clientes atuais? Como o avaliam? Como você se relaciona com eles? Sem contar que é muito mais fácil ficar conhecido num pequeno grupo. “Todo mundo” não é o seu cliente. Se diferencie dentro de um nicho (isso serve para qualquer área e qualquer pessoa). Ser especialista de um assunto comum a um grupo específico, sem dúvida é muito mais certeiro.

E quem disse que apenas o cliente escolhe a loja ou o vendedor? O bom e consciente vendedor também escolhe seus clientes. É gratificante e envolvente trabalhar com pessoas impressionantes que fazem coisas que você acredita. Mais fácil, portanto, encontrar pessoas desse mesmo objetivo. Domine o ambiente onde você pode construir uma lista de “alvos”. Domine o nicho onde você será percebido como diferente.

E se deseja encantar mais ainda, seja sincero. Primeiro com você e depois com seu cliente. Encontre muitas pessoas com o mesmo problema e mergulhe aí para ajudá-las a alcançarem resultados concretos. Invista onde você tem mais confiança.

E por último, ser mais um vendedor não vai te levar a lugar algum. Seja ativo, autêntico, criativo e confiante, que encantar será uma consequência.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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