Networking, uma ferramenta poderosa!

Publicado em 13 de outubro de 2014

Querido leitor, hoje compartilho com você um trecho do livro que estou lendo que se chama “O livro negro do networking de Jeffrey Gitomer”. Jeffrey comenta que a maioria das pessoas que temem contatar ou relutam em fazer contatos age assim por quatro razões: estão despreparadas, têm medo da rejeição, têm uma autoimagem limitada ou têm baixa autoestima. Considero verdadeiras as informações acima, já que nos meus atendimentos constato o quanto as pessoas têm dificuldades em relacionar-se. Vamos então entender o que está por trás de cada um dos itens citados pelo escritor:

O despreparo equivale ao nervosismo que você sente diante de um grupo, na hora de fazer uma apresentação. Ou ao frio na barriga, quando vai participar de uma reunião para qual não se preparou direito. A melhor maneira de superar essa falha é dedicar tempo e literalmente marcar compromissos consigo mesmo, para se preparar. Reserve um tempo maior do que o necessário e tente imaginar-se na situação. Em outras palavras, prepare-se para qualquer eventualidade dentro daquilo que você está tentando fazer. Por exemplo, se for fazer uma apresentação, não se contente em somente reescrever ou ensaiar as palavras. Elabore uma lista de dez ou 15 perguntas que podem ser feitas e apronte a resposta em cada uma delas.

O medo da rejeição é uma sensação comum a todos. Os homens são rejeitados mais cedo que as mulheres, principalmente porque são recusados por garotas muito antes de se tornarem adultos. A rejeição nas vendas é o maior motivo de desistência. (o segundo maior motivo: má administração.) A única maneira de superar o medo da rejeição é gozar a alegria da aceitação e preparar-se mentalmente, pensando: “Cada pessoa que me diz ‘não’ me deixa mais perto do ‘sim’.”

A autoimagem limitada é “eu não me acho digno de encontrar essa gente”. Não me sinto capaz de contatá-las do modo como elas querem ter contato comigo. Não me vejo frequentando os mesmo círculos das pessoas que quero conhecer. Não sou mesmo de nenhum clube em especial, e eles são. Não tenho um carro top de linha e eles têm. Quer saber de um segredo? As pessoas são todas iguais (praticamente iguais). A imagem que você tem de si mesmo é mental. Você a criou. Talvez ela signifique que você precise se associar a outro grupo de pessoas. Você não perdeu sua imagem de um só golpe. Também não a recuperará totalmente de um só golpe. Esse é um processo lento, que exige mudanças tanto mentais quanto ambientais. Assim que você começar a construir a própria imagem, sua autoconfiança crescerá com ela. Uma cura fácil é escrever uma coluna ou discurso e imaginar o que você sentirá depois da publicação ou após o sucesso da sua fala. Pense em como sua imagem mudará, quando as pessoas lhe agradecerem, quando o parabenizarem e quando mostrarem apreço por você. É uma grande massagem no ego.

Baixa autoestima é: “Eu não acho grande coisa. Talvez nem goste de mim mesmo”. Essa sensação em geral é decorrente de circunstâncias pelas quais você passa ao longo da vida, enquanto amadurece. Alguém lhe diz que você é estúpido ou alguém lhe diz que você é feio. E você é bobo o suficiente para acreditar neles. Seus pais, durante uma explosão emocional, podem ter dito “você nunca vai ser nada na vida”. Ou certo dia podem tê-lo desanimado de seus sonhos ou metas de conquista. A melhor resposta para essa situação é mudar seu ambiente. Encontre apoio. Ache uma torcida. Procure amigos que o amem pelo que você é, e o que estimulem a viver seus sonhos.

Mudar exige esforço e dedicação. A coragem para mudar é condição básica, já é uma qualidade autoimposta que ganha mais energia a cada vez que você a experimenta. Pense na dificuldade que é aprender a nadar. A princípio você tem medo, mas em seguida salta na piscina, agita os braços, e por fim começa a nadar. No fim do dia, ou no final da semana, está saltando do trampolim, mergulhando de cabeça naquela piscina de autoconfiança. É a mesma coisa para aprender a andar de bicicleta.

Transfira essas lições (aprender a nadar ou andar de bicicleta) para seu mundo de contatos. E comece a gerar seu próprio impulso, com braçadas e pedaladas, até o primeiro contato e o seguinte, e aí você não para mais.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.