Neurociência e Felicidade

Publicado em 23 de novembro de 2018

Nos últimos anos o estudo da felicidade vem ganhando mais destaque na neurociência, visto que, este é um importante objetivo dos seres humanos. Apesar de alguns estudos demonstrarem a influência genética que existe sobre o estado de felicidade, essa influência representa uma porcentagem muito baixa, comparada com a possibilidade de alterações que uma pessoa pode fazer em relação à sensação de bem-estar e felicidade. O objetivo desse artigo é apresentar diferentes ferramentas dos estudos da neurociência que podem facilitar esse processo.

De acordo com Moran Cerf, neurocientista da Northwestern University que estuda a tomada de decisões há mais de uma década, a maneira mais certa de maximizar a felicidade está relacionada com quem você decide passar a maior parte do seu tempo. Ele usa duas premissas para chegar a estas conclusões. A primeira está relacionada com o nosso processo de tomada de decisão. Como tomar decisões é uma atividade que demanda muita energia para o nosso cérebro, boa parte das nossas decisões acabam sendo feitas de forma automática e inconsciente, com forte influência das pessoas à nossa volta. A segunda premissa está relacionada com as pesquisas em neurociência que descobriram que quando duas pessoas estão na companhia umas das outras, suas ondas cerebrais começam a parecer quase idênticas. A partir dessas duas premissas, a conclusão de Cerf é que, se as pessoas quiserem maximizar a felicidade e minimizar o estresse, elas devem construir uma vida que requer menos decisões, cercando-se de pessoas que incorporam os traços que preferem. Exemplo disso são os comediantes que fazem as pessoas se sentirem mais leves. Para esse pesquisador, a felicidade é contagiante!

Alguma vez você já se pegou em uma situação de frustração, e ficou repetindo para si mesmo para relaxar, não se incomodar, pois não há nada que possa fazer. No entanto o sentimento não mudou? Uma vez que você está se sentindo frustrado ou estressado, você não pode efetivamente dizer para si mesmo para não se sentir assim. A neurociência nos mostra que o cérebro emocional opera duas vezes mais rápido que o cérebro pensante. De acordo com Richard Hanson, neurocientista e autor de “O Cérebro do Buda”, a área do cérebro responsável pelo foco é o córtex pré-frontal. Devido à liberação de hormônios do estresse, o córtex pré-frontal torna-se menos ativo, tornando as pessoas mais distraídas. Nesse estado o córtex pré-frontal não tem força neural para sobrepor sentimentos estressantes com pensamentos felizes. Envolver-se regularmente em atividades relaxantes pode manter seu cérebro calmo. Alguns exemplos incluem as práticas de yoga, respiração, caminhadas pela natureza e a meditação.

Outra atividade que pode nos ajudar a melhorar a nossa felicidade é praticar a gratidão, que permite que tenhamos uma maior liberação de neurotransmissores relacionados à recompensa, como a dopamina. Ao praticar ativamente a gratidão pelas pessoas e coisas ao nosso redor, podemos aumentar as emoções positivas. Por exemplo, se a nossa atenção estiver nos que nos ressentimos ou lamentamos, então vamos construir os substratos neurais daqueles pensamentos e sentimentos. Por outro lado, se concentrarmos nossa atenção nas coisas pelas quais somos gratos, as qualidades sadias em nós mesmos e no mundo ao nosso redor, construímos substratos neurais mais positivos. Apenas ter experiências positivas não é suficiente para promover o bem-estar. É preciso colocarmos foco nessas experiências, mantê-las ativas e intensas por alguns instantes, como se a experiência estivesse mergulhando em nós.

Pesquisas da neurociência também mostraram como o nosso cérebro e corpo estão interligados. Se pudermos influenciar positivamente nosso corpo, poderemos influenciar positivamente nossa felicidade. Pesquisas da Universidade de Auckland sugerem que pessoas que sentam de forma ereta podem se sentir mais otimistas e menos fatigadas, podendo diminuir sintomas de depressão.

Os avanços nas pesquisas da neurociência relacionadas à felicidade nos mostram que é um mito acreditarmos que não podemos alterar os nossos níveis de felicidade. Basta aplicarmos algumas dessas técnicas na nossa rotina diária. Se quiser, comece já, colocando um leve sorriso no seu rosto e note como isso faz você se sentir!!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.