Neuroplasticidade e mudança comportamental

Publicado em 31 de agosto de 2018

Antigamente acreditava-se que a personalidade se tornava fixa depois de uma certa idade. No entanto, um dos achados mais importantes da Neurociência é que apesar do cérebro começar a se solidificar com a idade de 25 anos, o nosso cérebro pode continuar se modificando ao longo da vida. Essa adaptabilidade do cérebro é chamada de Neuroplasticidade, que nos mostra que é possível mudarmos os nossos comportamentos, por meio das alterações que fazemos em nossos pensamentos, ações e hábitos.

Como nós, seres humanos, repetimos caminhos neurais ao longo dos anos, eles acabam se tornando mais enraizados, desenvolvendo vias neurais preferenciais, e é mais difícil nos desprendermos delas. Um dos motivos é que o nosso cérebro busca constantemente economizar energia, o que nos leva a utilizar o caminho mais eficiente, que já está automatizado. Quando jovem, existe uma grande quantidade de flexibilidade e plasticidade do cérebro, o que explica porque as crianças aprendem tão rapidamente.

Apesar de diminuir a intensidade, essa plasticidade não precisa parar ao longo da vida. Embora a mudança não seja rápida, não precisamos ficar presos aos padrões de pensamento e ações que construímos no passado. A chave é criar continuamente novos caminhos e conexões neurais. Para isso precisamos entender melhor quais são os mecanismos que podem facilitar essas mudanças. A neurocientista Tara Swart estuda o caminho para a criação de novas conexões neurais. Abaixo estão alguns passos sugeridos por ela, que podem auxiliar o processo de mudança de comportamento:

CONSCIÊNCIA

O primeiro passo é identificar o que a pessoa deseja mudar. Muitos dos padrões de pensamento e ações repetimos de forma inconsciente. Por isso, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional deve contemplar exercícios ou avaliações, que permitam que a pessoa receba feedback sobre os seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento. No processo de Coaching é possível utilizar uma Avaliação 360 ou pedir que o cliente busque feedbacks, para que ele eleve a consciência sobre os seus comportamentos atuais.

ATENÇÃO FOCADA

Para que o cérebro consiga processar de forma ágil, existem partes que são usadas com menos frequência, automaticamente. Se desejamos fazer uma mudança comportamental, a pessoa terá que conscientemente colocar atenção para atuar de uma nova forma. Essa nova tarefa tem que ser tão desafiadora que a pessoa vai se sentir mentalmente e fisicamente exausta, pois ela estará forçando seu cérebro para trabalhar de uma nova forma. Segundo Tara Swart esta é a única maneira de realmente desenvolvermos novos neurônios com força suficiente para se conectar com os neurônios existentes.

PRÁTICA E REPETIÇÃO

Novas conexões e caminhos neurais são frágeis, e apenas a prática e repetição permitirão que essas conexões se estabeleçam, tornando-se comportamentos habituais, ou seja, novos padrões. Nessa fase, o processo de Coaching pode ajudar a pessoa a encontrar a motivação, força de vontade e autocontrole para alcançar o seu objetivo. Segunda os neurocientistas, pode demorar de 3-4 meses para que se identifique um novo mapa cerebral.

AMBIENTE CERTO E SUPORTE

Sem o ambiente certo e suporte, será difícil o cérebro criar novos caminhos neurais, ficando preso no modo de sobrevivência, o que significa que escolherá percorrer caminhos que já esteja familiarizado. Se a pessoa se sente ameaçada para fazer a mudança, o cérebro buscará “lutar ou fugir”, o que não permitirá gerar as mudanças desejadas. Outro aspecto importante, é que o cérebro precisará de mais energia para fazer as novas conexões, por isso, é fundamental que a pessoa tenha a hidratação, nutrientes e descanso suficientes para que o cérebro possa aprender, desaprender e reaprender os novos padrões de comportamento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.