Níveis Neurológicos no Processo de Coaching

Publicado em 03 de agosto de 2018

O Coaching é um processo que auxilia a pessoa a alcançar um objetivo na sua vida pessoal ou profissional. Quase sempre envolve a necessidade de a pessoa fazer mudanças em seu comportamento, afinal, se desejamos alcançar resultados diferentes em nossa vida, precisamos agir de forma diferente. Para isso, o processo de Coaching deve ajudar a pessoa a elevar o autoconhecimento, conhecendo mais sobre os seus talentos e pontos de melhoria, identificando os seus valores e motivações e consequentemente definindo o seu propósito de vida.

Um dos modelos que pode apoiar esse processo de aprendizagem e mudança chama-se Níveis Neurológicos, criado por Robert Dilts com base no trabalho de Gregory Batson. O modelo nos mostra 6 níveis em que podemos atuar para o desenvolvimento do indivíduo. Segue abaixo o descritivo de cada nível e como utilizá-lo na abordagem do Coaching:

AMBIENTE: o primeiro é o nível do ambiente, ou seja, onde estamos, podendo ser o local da empresa, casa, entre outros. Nesse nível o coach pode atuar como um GUIA ajudando a pessoa a identificar qual o ambiente ideal para ela atuar.

COMPORTAMENTO: o segundo são as ações e reações que temos nesses ambientes. É a forma como agimos perante as situações. Nesse nível o coach atua como um TREINADOR, auxiliando a pessoa a ter o comportamento mais adequado perante determinada situação.

CAPACIDADES: o terceiro são as nossas habilidades, ou seja, as competências e estratégias que utilizamos para realizarmos as nossas atividades. Por exemplo, podemos ter pessoas que atuam na mesma área, mas cada um executa as suas atividades de forma diferente. Ao apoiar a pessoa a desenvolver determinadas competências, o coach estará assumindo o papel de PROFESSOR.

VALORES E CRENÇAS: Por que fazemos o que fazemos? São as nossas verdades que nos guiam e orientam nossas atitudes. Se desejamos gerar uma mudança de comportamento, precisamos primeiro entender quais são as crenças, valores e modelos mentais que estão por trás do comportamento. Nesse nível o coach será um MENTOR desafiando as crenças limitantes e conectando a pessoa aos seus valores fundamentais.

IDENTIDADE: o quinto nível está relacionado ao nosso propósito nos diferentes papéis que assumimos, como por exemplo, líder, pai, filho, esposa. É o senso de si. Quem sou eu? Como eu quero ser visto e lembrado? Qual o impacto e a marca que eu quero deixar? Aqui o coach será um PATROCINADOR que apoia a construção da identidade que a pessoa quer ter.

ESPIRITUAL: o último nível tem relação com a nossa conexão e afiliação com outras pessoas e grupos. Tem relação com a responsabilidade social e a ética. Nesse nível o coach atua no processo de DESPERTAR a pessoa para uma consciência universal, identificando que fazemos parte de algo maior do que nós.

Conhecer o modelo dos níveis neurológicos permite que façamos um diagnóstico do nível que a pessoa precisa desenvolver, auxiliando na estruturação de ações de aprendizagem e mudança de comportamento. A mudança em um dos níveis gera impacto nos demais, sendo que quanto mais alto o nível, maior é o processo de transformação.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.