No caminho da organização sem chefe

Publicado em 10 de dezembro de 2018

Muito se fala sobre o futuro das organizações e o fim do modelo hierárquico. Mas será que é possível uma mudança radical independentemente do cenário? Eu diria que depende. A estrutura organizacional ideal deve levar em conta seu propósito, contexto, cultura. Além disso, deve ser definida considerando um equilíbrio entre um modelo hierárquico e horizontal.

Jurgen Appelo em seu livro Management 3.0 sugere analisar a necessidade de autorização e representá-la através do modelo hierárquico, mas por outro lado, priorizar a comunicação em rede.

O conceito holocracia proposto por Brian Robertson sugere foco na definição de papéis e processos em um ambiente em que a hierarquia não é necessária. Quando perguntado sobre que sugestões ele daria para uma organização que ainda não planeja implantar o modelo completo, ele sugere 4 conjuntos de ações:

  1. Mude sua linguagem, mude sua cultura: Tenha atenção sobre o sentido ou propósito transmitido por sua linguagem. Busque incentivar a colaboração e trabalho em equipe. Se coloque como parceiro e use menos o seu crachá!

    Crie o hábito de fazer propostas invés de lamentar e da próxima vez que estiver buscando a adesão do time sobre uma decisão, não pergunte se todos concordam, mas prefira perguntar se alguém tem alguma objeção.

  2. Reescreva a descrição de papéis: Deixe claro quem tem o domínio sobre o que e quem é responsável pelo que. Um papel não é uma pessoa e uma pessoa pode executar diversos papéis. Ter isso claro ajuda a administrar expectativas. Lembre-se, a definição de papéis só é útil se for real!

  3. Trabalhe pela organização e não apenas dentro dela: Alexis Gonzales-Black, que atuou na Zappos durante sua reestruturação, sugere a seguinte abordagem – “O que eu faria se esta empresa fosse minha”. Tente investir seu tempo em questões relacionadas à governança, ao invés de focar somente em executar seu trabalho operacional.

  4. Simplifique suas reuniões: Reuniões intermináveis são uma queixa comum em muitas organizações. Mantenha o foco nos itens propostos para a pauta e concentre-se no que é relevante.

Ao compartilhar suas experiências vivenciando a Holocracia, Brian destaca uma série de aprendizados, mas o que mais me chama a atenção é que o foco está na organização e em seu propósito e não nas pessoas e em seus desejos e necessidades. Isto não quer dizer que cada colaborador não seja importante, mas que há um propósito maior, que vai além dos interesses pessoais e isto protege a organização de políticas e egos. Você se sente preparado?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.