fbpx

Novato em nossa profissão para sempre à partir do século XXI

Não importa há quanto tempo usamos uma ferramenta: upgrades s/fim transformam todos em eternos novatos. Isto deveria ser o bastante para nos manter humildes.

Venho me questionando sempre, desde o ano 2000, quando seremos experientes em nossa profissão, pois com a velocidade que as coisas estão acontecendo, acordo e vejo, uma nova atualização, e assim sucessivamente.

Na minha profissão de coach, vejo todos os dias, novas formas e processos para ajudar o coachee a se desenvolver, vejo lideres desesperados, pois novas competências se desenvolvem todos os dias, pois lidar com a economia, política e novas crenças da sociedade atual, não é algo fácil, e que espere algum tempo para se adaptar. As mudanças tornaram-se diariamente rápidas, e o que se fez hoje, amanhã tem um novo “upgrade” como dizem os americanos.

O futuro de que falávamos tanto, pensando lá na frente, agora é um minuto à frente, e acho que isso ainda vai mudar, o presente se torna futuro quase ao mesmo tempo.

Kevin Kelly, cofundador da Wired, escreveu em seu livro, “Inevitável” muito bem sobre isso: “A vida tecnológica no futuro será uma série interminável de upgrades. E a velocidade dessas progressões graduais vem aumentando. Funcionalidades mudam, padrões desaparecem, menus se transformam. Eu abro um programa que não uso todo dia esperando ver certas opções e descubro que menus inteiros desaparecem.

Não importa por quanto tempo usamos determinada ferramenta: os upgrades sem fim nos transformam em eternos novatos, em usuários normalmente vistos como “sem noção”. Na era do “tornar-se”, todo mundo torna-se um novato. Pior: seremos novatos para sempre. Isso deveria ser o bastante para nos manter humildes.

Vale a pena repetir. Todos nós, sem exceção, seremos eternos novatos no futuro, humildemente tentando acompanhar os avanços. Há razões para acreditar nisso. Para começar, a maioria das importantes tecnologias que dominarão nossa vida daqui a 30 anos ainda não foi inventada, de modo que você será, de fato, um novato nelas. Em segundo lugar, como a nova tecnologia vai necessitar de upgrades intermináveis, você continuará a ter status de novato mesmo depois de conhecê-la. Em terceiro lugar, como o ciclo da obsolescência se acelera (o tempo médio de vida de um app de celular é de apenas 30 dias), você nem terá tempo de dominar qualquer coisa antes dela ser substituída, de modo que permanecerá no modo novato para sempre. Eterno novato é o novo padrão para todos nós, independentemente de idade ou experiência.”

Pois é assim mesmo que me sinto, um eterno novato. Às vezes as pessoas me falam que sou muito experiente, e penso, isso no século XXI não acrescenta muito, por isso continuo sempre buscando novos conhecimento na minha área, e também em outras áreas, pois só assim posso acompanhar de perto tudo isso que está acontecendo com essa velocidade, e que não é tão fácil de acompanhar, principalmente por não ter nascido na era cibernética, onde tudo vem e vai tão rápido.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa