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O Coach Empreendedor

A atividade do Coaching está muito em voga nos dias de hoje, com muitas promessas por parte das empresas certificadoras em termos de retorno financeiro e progresso profissional, mas isso basta?

A atividade do Coaching está muito em voga nos dias de hoje, com muitas promessas por parte das empresas certificadoras em termos de retorno financeiro e progresso profissional, com satisfação garantida.

Com certeza há no mercado muitos Coaches com sucesso e satisfação, porém aprender técnicas de Coaching, o que normalmente as empresas de certificação ensinam, é só a ponta do iceberg da atividade do Coaching.

Antes da primeira sessão é necessário saber prospectar, confiar em si mesmo, saber fazer perguntas ao potencial cliente, e principalmente, saber valorizar e vender o projeto de Coaching.

Saber colocar um valor em um produto ou serviço é uma habilidade das pessoas que possuem um paradigma de pensamento Utilitário, pessoas que pensam em termos de custo benefício e retorno sobre investimento.

É comum encontrar pessoas Utilitárias nas atividades de vendas e empreendedorismo.

A atividade do Coaching é altamente empreendedora, envolve conhecer o mercado, os clientes potenciais, montar um planejamento, estruturar um produto e principalmente, vender a si mesmo, muitas vezes sem o apoio de uma marca forte ou muitos anos de experiência no ramo e sem uma estrutura formal para suporte do negócio.

Sair do curso de formação de Coaching com muito entusiasmo e pensamento positivo pode não ser o suficiente para se ter sucesso na atividade, é necessário muito mais do que isso. Há uma diferença grande entre entender de Coaching e ter sucesso como Coach.

Ter sucesso como Coach envolve uma atitude empreendedora, que vai muito além de um padrão comportamental agressivo, ousado e carismático.

Uma atitude empreendedora não está relacionada a padrões comportamentais, mas sim com paradigmas de pensamento.

Ao ir atrás de autoconhecimento para obter mais sucesso, o Coach deve ir além de uma análise de perfil comportamental, é importante conhecer seus motivadores, o que lhe dá prazer e paixão e investigar o seu grau de utilitarismo.

Buscar ferramentas de Assessment que mensuram esta dimensão pode ser o elo que pode faltar entre o entusiasmo do último dia do curso de Coaching e o sucesso visualizado durante todo o treinamento.

Este pode ser um primeiro importante passo para que o Coach perceba que o sucesso de seus Coaches podem estar além de uma análise de perfil comportamental.

Até a próxima!

Alexandre Ribas

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
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