O Coaching e suas metáforas

Publicado em 20 de janeiro de 2015

Há um sítio interessante e que explora a temática do Coaching: Coaching Metaphoria (www.coachingmetaphoria.com). Ali são postados comentários e desenvolvidos conceitos de maneira criativa, conjugando inovação e descontração. O sítio foi criado por Julia Chung (www.juliachung.com) e Barbara Luther (www.windbeneathyourwings.com), ambas profissionais reconhecidas no campo da pesquisa científica e do Coaching.

Julia e Barbara apresentam o sítio Coaching Metaphora da seguinte forma: começou inspirado no livro de Gerald e Lindsay Zaltman, chamado Marketing Metaphoria – O que as mais fortes metáforas revelam sobre as mentes dos consumidores. Afinal, por princípio, um Coach tem que entender e trabalhar com a mente do cliente o tempo todo. Então, as autoras perceberam que esse poderia ser um maravilhoso espaço de diversão no tema e, até mesmo, servir como recurso para Coaches e para aqueles que procuram ferramentas de autocoaching. Simples assim, o blog começou a tomar forma.

Indo além, a intenção é a de proporcionar um espaço para partilhar e recolher poderosas metáforas que os Coaches podem usar com os clientes como recurso válido e eficiente. Assim, as autoras querem contribuir com os Coaches e Coachees para lidar com um desafio pessoal ou profissional, de forma a se beneficiarem de ideias e saberem explorar as metáforas reunidas no blog. Metáforas estão por toda parte e até as usamos sem perceber, pois são artifícios que usamos para descrever uma ideia a partir de outra; a expressão de duplo sentido de entendimento implícito e figurado.

Um dos exemplos de postagem que mais me agradou foi aquele que perguntava: Que tipo de árvore é você? E mais importante do que isso, qual o tipo de árvore que você quer ser? Segundo as autoras, é importante refletir em como nós nos vemos como árvores. Nós nos "ramificamos" quando vamos explorar uma nova direção e "florescemos" à medida que prosperamos. Nós temos que nos "dobrar para trás", quando tentamos algo muito difícil e não somos bem sucedidos.

E também, quando estamos ficando com a relação positiva com o trabalho, no caminho do objetivo delineado, surgem esquilos dançando sobre os galhos para nos distrair. Afinal, a árvore tem raízes, tronco, ramos e folhas, e cada um de nós tem valores (as raízes das quais nascemos), a intenção (o tronco do que defendemos), as ações (os ramos daquilo que fazemos) e os resultados (o crescimento). E as autoras desafiam: Que tal começar a esboçar a “sua árvore”?

Comece por colocar seus valores fundamentais sobre as raízes, as suas intenções no tronco, e passe a preencher os galhos e folhas que se alinham com quem você é e o que você realmente quer ser. Você começa a decidir o quanto a sua árvore ficará florida (como na sua primavera), triste (como no outono) ou vazia (por conta do rigoroso inverno). O que é preciso ter em mente é que a estação do ano que a sua árvore irá demonstrar é definida por você mesmo.

A pessoa (cliente) contrata jardineiro (Coach) para cortar galhos e folhas velhos (antigos hábitos) e abrir espaço a uma nova florida (novos hábitos). A vida não deve ser complicada, e vale mostrar ao cliente que quando se libertar do fardo de carregar ramos e folhas velhos, sua árvore está cada vez mais saudável.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.