O ConsulCoach!

Publicado em 13 de janeiro de 2015

Meus amigos, mesmo correndo o risco de sofrer críticas, eu decidi escrever este texto para relatar uma situação absolutamente fora do normal, mas que merece bastante atenção. Diz o ditado popular que vamos “vivendo e aprendendo”, ou seja, a vida nos gera oportunidades de aprendizado em diferentes e inesperadas situações, restando a cada um tirar proveito para se aplicar em futuros desafios similares.

Só para relembrar, sem muitas firulas no assunto, a literatura aponta diferenças entre a prática do Coaching e a de outras intervenções, sendo que a Consultoria é uma delas. O Coaching difere da Consultoria ao focalizar um líder com ênfase na ação orientada ao invés da abordagem experiencial. O Coaching de Negócios, especificamente, é visto como intervenção voltada ao acompanhamento e desenvolvimento de habilidades do cliente em seu contexto negocial. E nem quero complicar o assunto trazendo à tona a questão da Mentoria.

Até aí tudo é muito fácil e tranquilo de entender, mas... Sempre existe o “mas” e, mesmo tendo a absoluta certeza de que não sou o único profissional a vivenciar a situação que descreverei, muitos não gostam de relatar os seus casos que fogem ao padrão normal. Como eu não sou um alguém que se considera politicamente correto em sua essência, e tendo a capacidade de “segurar a onda” de potenciais comentários críticos, eis aqui algo que apresento à reflexão de vocês e que pode ocorrer com qualquer Consultor ou Coach.

A situação é a seguinte. Fui contratado diretamente por um empresário, cujo grupo tem negócios no Brasil e no exterior, para contribuir com o alinhamento estratégico e tático de suas empresas. Isso significa vários níveis e categorias de desafios, alguns deles propriamente afins ao empresário contratante e outros relacionados a lideranças executivas dos seus negócios. E para que essa salada de objetivos e metas seja bem compreendida, há uma “viagem” que costura atividades administrativas, técnicas, mercadológicas e de processos operacionais.

Eis que, quanto a determinadas linhas específicas de negócios e demandas (principalmente aquelas de caráter estratégico), o empresário contratante assume tranquilamente o papel de Coachee e se posiciona para que o processo transcorra normalmente. É quando o Coaching consegue abrir as cortinas desse palco e deixa aparecer, como resultado de uma reflexão bem encaminhada, os potenciais cenários futuros em que os esforços empresariais deverão caminhar. Porém, há questões pontuais (tanto em relação às empresas como para projetos) em que o empresário não abre mão de ouvir a voz do especialista-consultor, por considerar essencial a minha experiência executiva prévia.

Fica assim a exigência de um esforço enorme para não misturar papéis e nem permitir que uma intervenção atropele outra. É bem nítida a possibilidade real de o Coaching ter espaço de aplicação para o grupo empresarial, assim como há para a Consultoria, mas o problema está em que a mesma pessoa que coloca o chapéu de Coach, em determinados momentos, troca depois de chapéu e coloca o de Consultor, em outros momentos. Da parte do empresário contratante está tudo bem e ele está feliz, já programando minha viagem para um trabalho com os executivos de suas empresas no exterior.

Portanto, queridos leitores, possivelmente outros profissionais já vivenciam algo parecido e, até mesmo, se essa moda pegar, logo haverá uma nova palavra em uso para incluir no currículo ou portfólio  individual: o ConsulCoach. Ou será que você se atreve a chamar de CoachCons?!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.