O efeito estresse no teleatendimento?

Publicado em 10 de outubro de 2017

Eu tenho como um antigo costume profissional conversar com pessoas de várias competências e de atividades das mais variadas. É uma forma de entender os limites entre o sucesso e o fracasso, o conceito para sucesso e fracasso, a expectativa positiva (ou negativa) quando há subordinação a uma supervisão mais (ou menos) austera, e como o desempenho melhora (ou não) quando há um programa de educação continuada, mentoria ou Coaching.

Tive uma conversa recente com duas pessoas que trabalham em um centro de atendimento de excelência, tratando por telefone com clientes de alto poder aquisitivo e um nível de exigência acima da média. A minha intenção foi a de conhecer como essas pessoas reagem e interpretam o nível de demandas e a forma como as recebem, o quanto isso gera de estresse e quais os fatos mais vinculados às crises. E eu me surpreendi com o que ouvi!

Por mais que os clientes atendidos tenham uma condição econômica e social diferenciada, o tipo de consulta e suas exigências têm todas as características de falta de interesse em, previamente, conhecerem e pesquisarem sobre o produto, antes de ligar para o teleatendimento. Ou seja, ao menor sinal de dúvida ou dificuldade, o cliente liga para resolver um problema que mal consegue descrever. E isso pode ser fato gerador de estresse para quem atende, por mais que seja treinado e preparado para isso.

Ninguém duvida que o teleatendimento é uma área de atividade profissional desgastante. O estresse é detectável com base em fenômenos repetitivos e a fadiga que não passa, apesar de dieta adequada. Do outro lado da linha, sem identificar esse problema, está o cliente com pouca paciência e bastante pressa, querendo ajuda a um problema que, muitas vezes, mal sabe descrever. Os distúrbios causados aos que o atendem, que vão de problemas de sono e depressão até perda de apetite ou exageros com álcool e drogas, devem ser adequadamente tratados.

Pode-se encontrar resposta em medicamentos alternativos ou terapias de relaxamento. Mas, sem dúvida, o Coaching pessoal ou profissional é muito eficiente para, nessas situações, ajudar alguém a gerenciar o estresse e construir um equilíbrio regular do bem-estar mental e físico. Richard Bloona, autor do livro “Stress Less, Live More: How Acceptance & Commitment Therapy Can Help You Live a Busy Yet Balanced Life” ensina o método dos 5Rs para combater o estresse:

  • Reorganize a postura (fazer exercícios cardiorrespiratórios regularmente);
  • Repense e se posicione a respeito dos motivos que geram o estresse;
  • Reduza aquilo que não está dentro de seus objetivos de vida;
  • Relaxe com regularidade e
  • Release - libere a tensão com exercícios físicos e mentais.

E aí, vamos tentar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.