O endividamento, a Educação Financeira e os sonhos

Publicado em 08 de maio de 2018

O relatório de janeiro deste ano do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes lojistas) mostrou um número bastante significativo no país: 60,7 milhões de inadimplentes pessoas físicas. A região Sul representa 13.1% desse número. com 8,25 milhões de pessoas em situação de endividamento.

Claro que muitos aspectos poderiam explicar os motivos desses consumidores com seus CPF negativados. Cito principalmente a profunda crise por qual passou o País, principalmente entre 2013 e 2016, que gerou consequências nefastas, como o aumento do desemprego, queda na renda do trabalhador e a alta taxa de juros, tornando o crédito mais caro.

Mas, também, não devemos deixar de reconhecer que os brasileiros, em grande maioria, não possuem boas práticas de educação financeira, que poderiam possibilitar um melhor controle no trato do dinheiro e do consumo.

Isso explica a grande preocupação do Governo Federal com a educação financeira, pois, com o Decreto nº 7397/2010, institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, que tem entre seus objetivos “aumentar a capacidade do cidadão para realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos”.

E esse realmente é o caminho, começar o quanto antes, sendo que os números do SPC Brasil demonstram que até na faixa mais jovem – 18 a 24 anos – o número de endividados é expressivo, representando 20,14% do total de inadimplentes em nosso País.

Como o tema é de suma importância, nada melhor do que iniciar as crianças e jovens na absorção desse conhecimento desde cedo, dentro de faixas etárias menores. E foi com este intuito que o MEC introduziu na Base Nacional de Comum Curricular (BNCC) a obrigatoriedade nas escolas, já a partir de 2018.

Essa abordagem do conteúdo de Educação Financeira no ensino fundamental, mesmo que de uma forma transversal – aproveitando disciplinas como a Matemática e Ciências da natureza –é um grande acerto. Contudo, ainda se tem algumas audiências públicas e posterior aprovação pelo Conselho Nacional de Educação para sua implementação nos currículos escolares, que poderão adaptá-lo conforme sua grade.

Deve-se ter em mente que jovens conscientes e educados sobre os gastos de seus recursos, têm ótimas probabilidades de no futuro estruturarem gerações de consumidores mais conscientes, maduros, poupadores e menos inadimplentes.

O dinheiro é coisa séria na vida das pessoas, sendo, muitas vezes, motivos de tristeza, se mal administrado. Mas também pode se tornar um meio para realização de diversos sonhos que se almeja, a educação financeira pode proporcionar isto, então, é importante ir atrás dos sonhos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.