O exemplo de um líder pode ser bom ou não

Publicado em 24 de outubro de 2018

Liderança pelo exemplo. Esta pode parecer uma bela frase de efeito ou até uma vertente interessante sobre os perfis dos líderes mais influentes. Entretanto, a grande questão e pergunta que fica é que tipo de exemplo. Particularmente, acredito que os líderes são aqueles que se fazem seguir e o exemplo pode ser positivo ou negativo.

A historia nos mostra que tanto Gandhi, Hitler, Mussolini, Fidel, Mandela, Jesus… todos são inquestionavelmente líderes. O que os diferencia é basicamente a intenção que está por traz daquele que, por um lado, busca o poder como mecanismo de opressão e de privilégios de apenas alguns grupos, em geral o grupo dos mais favorecidos social ou economicamente, e, do outro, aquele que exerce o amor, a tolerância e que vai sempre proteger e estar do lado daqueles que são mais frágeis e mais vulneráveis.

Em sua teoria, Os cinco níveis da liderança, John Maxwell, faz uma abordagem bastante interessante. Ele apresenta estes níveis numa pirâmide cuja base está o primeiro que ele chama de Posição. Neste nível, as pessoas são líderes basicamente porque têm uma posição, um cargo, um crachá de líder. Se as pessoas seguem este “líder” apenas porque ele tem o direito de sê-lo e as pessoas não o reconhecem como tal por outros atributos, ele tende a ter as piores pessoas com ele que o seguirão por medo ou, simplesmente, pelo salário que receberão no final do mês. Se as pessoas o seguem apenas pelo título que carrega pendurado no pescoço, elas não têm por ele respeito, nem admiração e nem lealdade.

No segundo nível da pirâmide, que Maxwell chama de Permissão, está o líder que estabelece com seus seguidores um relacionamento que seja de troca, de mão dupla. Neste nível, há pelo líder admiração e as pessoas o fazem porque gostam e acreditam nele. Observe que neste nível da pirâmide, líderes como Hitler ou Gandhi foram seguidos porque as pessoas gostavam deles, acreditavam e queriam segui-los num primeiro momento. Interessante é que os seguidores de ambos, num primeiro momento, o fizeram por acreditarem em alguma mudança. Mas será nos próximos níveis que a liderança vai se comprovar como sendo tóxica, perversa e para alguns valorosa, ampla.

Os níveis quatro e cinco que são, Produção e Desenvolvimento das pessoas, respectivamente, mostram que a partir dai, as pessoas seguem seus líderes por tudo aquilo que já fizeram e o quanto estão dispostos a fazer junto, construir junto e a desenvolver as pessoas para que elas se tornem autônomas, independentes e autossuficientes. Em nenhum destes níveis, cabe o papel do líder autoritário ou ditador porque ele se colocará sempre no mesmo nível dos seus seguidores. Ele colocará sempre a mão na massa e incentivará seus liderados a aprenderem e a se aperfeiçoarem cada vez mais.

O ultimo nível é o Ápice da liderança. É aquele líder que construiu uma historia de vida e de muitas experiências que lhe tornam o ser especial que todos respeitam por tudo que fez e, mais ainda, por sua coerência com tudo aquilo que diz e faz. Líderes e liderados se aproximarão e lutarão pela mesma causa pautados pelos mesmos princípios éticos e morais. Se alguém chegou ao Ápice da liderança porque foi respeitado e amado por ser um carrasco e por suas atitudes barbaras e desumanas terá como seguidores aqueles que têm os mesmos princípios e valores. Na mesma maneira, aquele que chegou ao Ápice por suas atitudes e gestos de compaixão, respeito às diferenças, amor incondicional ao seus seguidores e ética em todas as suas ações ao longo de sua vida, terá igualmente como seus seguidores aqueles que comungam dos mesmos princípios e valores.

“Liderança é uma escolha que se faz. Não, um lugar onde se senta” (John Maxwell)







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.