O Flow no processo de Coaching

Publicado em 15 de maio de 2018

Mihaly Csikszentmihalyi (1997) descobriu que as pessoas encontram satisfação genuína durante um estado de consciência chamado flow. Nesse estado a pessoa fica completamente absorta na atividade, principalmente se a atividade envolver o uso de habilidades criativas. Durante essa experiência a pessoa se sente forte, alerta, no controle de suas ações, se esquece de si mesma e alcança o pico de suas habilidades.

Csikszentmihalyi (1993) assevera que a felicidade não acontece do nada, mas requer um preparo e um cultivo por cada pessoa, ao ela estabelecer desafios que não sejam nem muito difíceis, e nem muito simples para suas habilidades. E quanto mais a pessoa desenvolve suas habilidades, de forma focada, mais se aproxima das experiências de pico no desempenho, ou flow. A felicidade é desenvolvida quando aprendemos a alcançar flow em nossas vidas.

O aspecto chave do flow é o controle. Exercitamos controle sobre os conteúdos de nossa consciência em vez de permitir que nossa atenção seja dirigida para vários estímulos externos. Nos envolvemos na atividade de modo que nada mais importa, algumas pessoas continuam focadas mesmo a um custo. Todas as distrações se perdem de vista. O tempo parece parar. (Csikszentmihalyi, 2005).

A experiência de pico do flow pode ocorrer durante atividades físicas, trabalho em um projeto difícil, uma leitura ou conversa envolvente. Csikszentmihalyi (1998).  Durante o processo do Coaching o coachee é levado a focar no momento, e a criação da sua visão e de metas no coaching pode ser tão envolvente quanto o alcance dessas e levá-lo ao flow.

Algumas pessoas conseguem desenvolver seu flow a um ponto onde são capazes de traduzir cada ameaça em potencial para um desafio agradável, e manter a tranquilidade como um estado mental. Tal pessoa está sempre envolvida com o que acontece e experimenta o flow a maior parte do tempo. Algumas pessoas anseiam por oportunidades desafiadoras para testar suas habilidades, enquanto outros veem desafios como algo do qual querem escapar. (Csikszentmihalyi, 1996)

Um aspecto chave do flow é que enquanto em flow, todos os inputs do cérebro se voltam para uma única atividade, por isso a noção de tempo muda, qualquer desconforto, fome ou cansaço desaparecem, e os pensamentos negativos não entram na mente. (Csikszentmihalyi, 1998). O cérebro está muito ocupado focando em apenas uma coisa. E isso pode ser alcançado até quando comemos, ou saboreamos um momento com algum desafio.

O coachee poderá alcançar flow ao focar na sessão ou atividade com atenção plena no momento presente, ao estabelecer metas claras, alcançáveis e um pouco desafiadoras, ao receber feedback para suas ações, e ao estar engajado nas conversas de descobertas e aprendizagem com o seu coach.

A experiência de flow é como abrir uma porta a novas experiências de pico no desempenho. Há um sentimento espontâneo de flutuar. Em atividades como esportes, execução de música, realização de projetos de trabalho, a pessoa é uma com a atividade. Geralmente o flow é relacionado a algo que faz a pessoa feliz, a sua maior paixão, e ao que faz outros felizes também. Csikszentmihalyi (1988)

No Coaching acontece um resgate dessa paixão, da visão, dos sonhos de bem-estar e felicidade, daquilo que talvez pode ter feito a pessoa muito feliz no passado e a fará no presente e futuro. Moore e Tschannen (2010). O processo de descoberta e realização da visão de bem-estar, aliada ao uso das forças pessoais melhora as habilidades e resulta em flow.

Não importa a cultura ou atividade, há uma condição comum quando a pessoa entra em flow. A noção de tempo desaparece, a pessoa se sente parte de algo maior e a atividade se torna valiosa. Ela sente êxtase, sabe o que quer fazer de um momento para o outro, e sabe que o que ela precisa fazer é possível de ser feito. Csikszentmihalyi (1996). Por isso é importante que as metas traçadas no Coaching sejam SMART, o acrônimo no inglês significa meta específica, mensurável, atingível, realista e com tempo determinado.

Aprender novos conceitos ou habilidades, ir além dos próprios limites como ocorre no Coaching de Esportes, ou permitir-se manter o foco em um projeto de trabalho no Coaching Executivo pode levar a pessoa a ter um senso de domínio e a experienciar o flow. O flow faz com que as atividades sejam mais agradáveis, e melhora o desempenho no ensino, aprendizagem, esportes e criatividade. A pessoa deve buscar alcançar cada vez mais desafios para manter o estado de flow. Csikszentmihalyi, (1997)

Por isso, após o coachee alcançar suas primeiras metas, é preciso traçar metas ainda mais desafiadoras para que ele continue a experimentar momentos de flow e crescimento em bem-estar e felicidade.

A receita para do flow no ambiente de trabalho é identificar as forças pessoais, e escolher um trabalho que permita a utilização frequente das forças ou recriar o trabalho atual para a utilização das mesmas. O flow aumenta a satisfação no trabalho, motivação e desempenho. Quanto mais um funcionário experiencia flow em uma atividade específica, maior o seu senso de controle na atividade. (CSIKSZENTMIHALYI E LEFEVRE, 1989).

“Os melhores momentos de nossa vida não são os tempos passivos, receptivos e de relaxamento... Os melhores momentos acontecem quando o corpo ou a mente da pessoa é levado ao seu limite em um esforço voluntário para realizar algo difícil e que vale a pena.” Mihaly Csikszentmihalyi (1990)







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.