O Futuro chegou na Educação com o EAD

Publicado em 12 de setembro de 2018

Desde a década de 1990 eu ouço sobre o futuro dos treinamentos, das escolas, das universidades, com a questão tecnologia de ensino, que vinham sendo discutidos sobre a questão do ensino à distância. Era apenas uma questão de tempo.

As grandes corporações, já visavam ter dentro de suas instalações as chamadas “Universidades Corporativas”, também se falava muito sobre o e-learning, com acesso interativo, com o uso da Intranet, Extranet, TV interativa e os famosos CD-ROM.

Com o advento da Internet, tudo ficou mais fácil, e hoje já é uma realidade no Brasil o ensino via plataformas que chamamos de EAD (Ensino à Distância).

Quase todas as universidades brasileiras possuem o ensino através dessas plataformas, EAD, como continuam também com o presencial.

Muitas organizações de treinamento estão optando por esse tipo de treinamento, pois o custo fica mais barato e concorre no mercado com condições em que todos que procuram conhecimento, tenham um custo mais interessante e acessível.

Essas organizações de treinamentos, como também universidades, conseguiram aumentar exponencialmente o número de alunos por conta dessa tecnologia.

Tenho visto ultimamente, muitas empresas de consultoria e treinamento entrarem de cabeça no ensino do EAD, e estão encerrando seus treinamentos presenciais. Até na área de Coaching, também hoje é possível fazer via Skype, as reuniões de Coach e Coachee, não tendo mais como limitação as fronteiras de um país continental como o Brasil, assim como com as Universidades Brasileiras, como exemplo, vejo a Universidade Claretiano, do interior de São Paulo, com uma base superior a vinte mil alunos espalhados por todo o Brasil.

Mas quando isso começou? Vale a pena dar uma passada pela história. Os jovens de hoje só conhecem a Internet, e nem imaginam que isso começou muito antes do surgimento da conectividade universal.

  • 1874, quando a educação institucional à distância começou nos Estados Unidos na Universidade de Illinois;
  • 1890, quando Thomas J. Foster (1843-1936) consolidou o mais amplo processo de estudo à distância em Scranton, na Pensilvânia;
  • 1892, quando o termo educação a longa distância foi idealizado pela Universidade de Wisconsin, a qual foi consolidada, em 1906, com a primeira instituição direcionada ao ensino à longa distância;
  • 1945, quando Vannevar Bush (1890-1974) estruturou e consolidou o texto de alta aplicação para a análise do nível de conhecimento das pessoas denominado memex;
  • 1948, quando Norbert Wiener (1890 – 1964) analisou a comunicação homem versus máquina;
  • 1956, quando Andrew Gordon Speedie Pask (1928-1996) e Robin McKinnon-Wood (1931-1995) desenvolveram o primeiro sistema aplicativo de aprendizagem em escala industrial;
  • 1957, quando Frank Rosenblatt (1928-1971) desenvolveu a primeira máquina de elevada tecnologia para o aprendizado das pessoas; e
  • 1996, quando Tony (Anthony William Bates (1930- ) apresentou um interessante estudo a respeito da estruturação e do uso da tecnologia da informação no ensino à distância.

Vários outros eventos ocorreram quanto ao desenvolvimento estruturado do ensino à distância.

Entretanto, apenas no final de 1999, em um congresso realizado em Los Angeles – EUA, é que o termo e-learning se consagrou como uma técnica relacionada à aprendizagem. Sendo utilizada, nessa época, de forma indistinta com os termos online learning e virtual learning.

Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Coaching, Mentoring, Counseling, ed. Atlas, 2012.

Quando se falava em futuro do estudo à distância, esse futuro já é realidade, e com certeza daqui alguns anos isso terá atingido mais de 70%, no mínimo, da educação no Brasil, como uma alternativa, para todos aqueles que pretendem ter uma formação acadêmica.

Quando se fala de negócios então, isso já é uma realidade visível, e vejo, por exemplo, que não mais teremos bancos em prédios e dinheiro em papel, pois isso será totalmente virtual.

A tecnologia e a velocidade da conectividade universal serão o grande diferencial de quem já se preparar para isso num futuro muito, muitíssimo próximo. Não consigo ver o final dessa década de forma diferente.

Uma das realidades que vejo já, é o coworking, várias empresas trabalhando em conjunto em um único espaço, tendo assim maior networking e redução de custos, para maior competitividade no mercado, oferendo cada vez mais produtos e serviços por um custo muito baixo aos seus clientes. Exemplo disso é o preço das mensalidades de universidades que possuem o EAD, em sua base de cursos oferecidos, que não necessitam do presencial.

Você já pensou nisso, o que está esperando, o futuro está logo aí.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.