O grande problema das Crenças Irracionais e Derrotistas

Publicado em 15 de agosto de 2018

No meu trabalho de Coaching, tenho notado que as pessoas possuem muitas crenças, e o pior, irracionais e, ainda por cima, derrotistas.

O Dr. Albert Ellis, em seu livro “Como conquistar a sua própria felicidade” explica bem o que é isso, e quero compartilhar com vocês sobre esse assunto, a luz e visão do Dr. Albert Ellis.

“As três maiores demandas que você e o resto da raça humana tendem a inventar são demandas egóicas: “Eu devo me sair bem ao ser aprovado ou não terei nenhum valor”; demandas relacionais: “As outras pessoas deveriam e têm de me tratar muito bem, do contrário não serão dignas de consideração!”; demandas ambientais: “As condições sob as quais eu vivo devem ser do jeito que quero, senão a vida é uma porcaria, o mundo é horrível e não posso suportá-lo!”.

Encare a realidade: é você quem perturba a si mesmo. Os eventos já são suficientemente ruins e causam perdas e sofrimento. Mas quando leva os infortúnios da vida a sério demais, você cria muito mais perturbações do que o necessário. Você não é um idiota por causa disso, mas, sempre que se sente perturbado, pensa, sente e age como tal.

Você nasceu um “sofredor”; mas também nasceu um “salvador” de si mesmo. Use sua habilidade de solucionar problemas para desfazer suas tendências destrutivas.”

O Dr. Albert Ellis, nos dá alguns desafios para tratar essas crenças derrotistas. Vamos a eles:

  1. Desafio realista: “Onde está a prova de que eu devo sempre me sair bem num projeto importante? Quem disse que o fracasso me torna um indivíduo sem valor?
  2. Desafio lógico: “Porque sempre o tratei bem, quem disse que você é obrigado a me tratar da mesma maneira?
  3. Desafio pragmático: “Se eu continuar a acreditar que devo conquistar o amor e a aprovação de todas as pessoas queridas, onde essa crença irá me levar?

Continue a procurar suas exigências e demandas e desafie-as até perceber que elas nunca resolveram nada. Uma vez que você transforma as preferencias em demandas arrogantes, a tendência é criar Crenças Irracionais derivativas que incrementam seu sofrimento, como a personalização, o “eu não suporto”, condenar a si mesmo e aos outros. Esses derivativos de crenças irracionais são fáceis de encontrar e você pode desafiá-lo diversas vezes. Vejamos os exemplos:

✔️ Desafiando a penalização: “Será ruim se eu fracassar num projeto importante, mas será realmente horrível e péssimo? Será 100% mais que ruim? Será pior do que deveria ser?

✔️ Desafiando o “eu não suporto”: “Não suporto perder um amor? A perda irá me matar? Significa que não posso ser feliz nem agora nem nunca?

✔️ Desafiando supergeneralizações: “O fato de ter ido mal nesse exame importante significa que irei fracassar em qualquer exame?; “Apesar de eu ter postergado esse projeto, por que acreditar que nunca farei ou que jamais terminarei qualquer projeto que eu venha a aceitar?

✔️ Desafiando racionalizações: “Suponhamos que eu não me importe em ser rejeitado várias vezes. Fingir que esse projeto não tem importância para mim me ajudará a ter uma vida boa?”

Se, conscientemente, você encarar suas crenças perturbadoras e desafiá-las, não ficará livre de perturbações pelo resto da vida, muito menos será eternamente feliz, mas estará muito melhor do que antes!”

Bem, espero que os conselhos do Dr. Albert Ellis, possam lhe ajudar a trabalhar suas crenças derrotistas e começar a ter crenças vencedoras, que lhe ajudarão a ter mais sucesso, sabedoria e felicidade nessa vida.

Pense nisso!

Bibliografia: ELLIS, Albert, Como Conquistar sua Própria Felicidade, Ed. Best Seller, 2a e 2004, p 125,26,27.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.