O incêndio no Museu Nacional

Publicado em 07 de setembro de 2018

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro foi notícia no mundo inteiro. A perda imensurável atingiu a vida de todos os brasileiros e a perda histórica atingiu toda a humanidade, ao ponto de Alemanha e França se disporem a ajudar o Brasil a restaurar o museu.

Não vou neste texto chover no molhando, analisando o descaso do governo do estado do Rio de Janeiro com a manutenção do museu, ou fazendo uma lista dos itens mais emblemáticos que se consumiram em chamas. Não vou fazer isto pois o foco é outro, além de que vários vídeos e textos produzidos por especialistas já fizeram esses esclarecimentos, com uma competência muito além da minha. Venho, em breves linhas, explicar o que essa perda significa para nós, universitários, e como atinge toda a comunidade acadêmica.

O sentido de existência de uma universidade ou faculdade se dá pela produção e aperfeiçoamento do pensamento e conhecimento humano. Podemos questionar os seus métodos antiquados, desde a disposição das salas de aulas até mesmo a fonte e forma dos materiais e livros utilizados, mas não se pode negar que a função da universidade é, em sua raiz originária, o conhecimento humano e sua lapidação.

Nós, universitários, caso entendamos a universidade no sentido anteriormente exposto, saberemos o que um incêndio em um museu, ainda mais, em um museu que continha peças antropológicas tão fundamentais para desvendar minimante a origem humana, significa para a comunidade acadêmica e para o desenvolver do saber humano.

Nós, universitários, fomos atingidos no peito com esse incêndio. Pois somos nós que damos tempo e suor, paixão e sacrifício, para contribuir de qualquer forma, cada qual em sua área do saber, com o conhecimento humano e nossa evolução social como seres racionais. Trabalhos de anos e de vidas inteiras, consumidos em questão de horas. Como seres apaixonados pelo saber fomos golpeados com tal brutalidade, sendo impossível não balançarmos em relação à nossa missão e vocação de acadêmicos.

Não ignoro, porém, as festas, bebedeiras e chatices que a vida universitária nos proporciona, apenas dou o devido peso e foco a um dos múltiplos campos da universidade, o saber, que sofreu uma perda inestimável. Não podemos ser apenas estudantes de vinte e poucos anos, que adoram ir para festas, em um momento em que o lugar e um órgão que proporciona toda essa vivência para nós é atacada de forma tão violenta.

A comunidade universitária está de luto. Sofre com a perda. Mas usa do luto também como verbo, usa do luto com a força de nós, estudantes de vinte e poucos anos apaixonados pelo saber, para se levantar e mostrar o valor do conhecimento humano.

Que nós, universitários, reconheçamos o valor do conhecimento e tenhamos maturidade para viver, sim, as bebedeiras e festas, mas também construir e lapidar o conhecimento dentro das nossas universidades e com isso, talvez, realizar um pouco do nosso papel social de melhorar, pouco a pouco, o mundo em que vivemos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.