O Momento da Escolha Profissional

Publicado em 27 de agosto de 2018

A adolescência é um importante período de intensas mudanças, que traz muitos desafios e descobertas. Uma fase de grande intensidade emocional, de identificação com os pares e busca de uma interdependência. Testar os limites, explorar o desconhecido, buscar novas experiências fazem parte desta etapa de nossas vidas.

Existe uma motivação para explorar o novo e fazer as coisas de forma inovadora, além da busca por mais sentido para a vida. No entanto, a busca pelo sentido pode levar a uma crise de identidade, à vulnerabilidade, à pressão e a uma perda de direção e propósito, quando não são bem conduzidas. A impulsividade pode gerar ações sem a reflexão necessária sobre suas consequências.

Alterações físicas e emocionais são vivenciadas. Há um afastamento dos pais e uma maior necessidade de pertencer a um grupo. É uma fase tanto de riscos quanto de oportunidades. Uma época de enorme potencial e de grande poder construtivo e criativo. O movimento saudável para a estruturação da fase adulta.

Me sinto energizada em poder conviver com adolescentes, seja na relação com meu filho que está com 14 anos ou em meus atendimentos no consultório. Tenho a oportunidade e os desafios de escutar suas incertezas e dúvidas, neste momento de grande transição. Sou fascinada pela vitalidade, ousadia, irreverência, questionamentos e entusiasmo que possuem.

Justamente no período da adolescência, em que passamos por várias transformações, é o momento de se fazer a escolha profissional. A escolha profissional definirá o futuro, e além de ser um grande desafio, traz muitas dúvidas.

A nossa sociedade está em constante transformação, vivemos um momento de crise econômica, com a falta de empregos. Isso gera um alto grau de incerteza sobre como se inserir no mercado de trabalho e exercer seu papel profissional como agente de transformação social.

As profissões também sofrem mudanças, algumas foram extintas, outras reinventadas, além das novas opções criadas. A tecnologia trouxe novas possibilidades e as configurações de relações de trabalho mudaram muito.

Nossa história se define pelo futuro que queremos alcançar. A escolha profissional está inserida num projeto de vida que vai se construindo desde o nascimento. O futuro é construído através das experiências do passado e das escolhas do presente. O autoconhecimento e os relacionamentos nos ajudam a compreender quem somos.

Identificar a forma como pensamos, sentimos, tomamos decisões e nos relacionamos é muito importante para o processo de escolha. Ter consciência das limitações e dos fatores que interferem na tomada de decisão possibilita uma maior autonomia.

Ter uma metodologia de escolha ajuda o adolescente na viabilização de seu projeto de vida. Identificar qual seu talento, sua vocação, suas forças e utilizar isso de forma favorável. No entanto, a grande maioria escolhe dentro do que lhe é possível no momento, sem ter muita clareza sobre as influências sofridas.

Tudo isso pode levar a grandes frustrações. Muitos profissionais se sentem infelizes em seu trabalho por não terem tido a oportunidade de fazer uma escolha consciente. Mesmo se sentindo insatisfeitos muitos não têm coragem de fazer uma transição. Sem contar o alto índice de universitários que abandonam ou trocam de curso.

Para criar a vida que desejamos, ao invés de nos conformarmos com uma situação insatisfatória, é preciso fazer escolhas positivas e mudanças construtivas. Os pais podem facilitar a escolha de seus filhos criando condições para que eles próprios possam decidir o melhor caminho a seguir.

Para o adolescente fazer uma escolha responsável é importante:

  • Buscar autoconhecimento – dificilmente paramos para descobrir quem somos ou o que tem significado para nós;
  • Procurar identificar as influências sofridas,
  • Ter as informações suficientes sobre as profissões disponíveis;
  • Pesquisar sobre o mercado de trabalho;
  • Criar um plano de ação para viabilizar a escolha.

Os pais ajudam quando:

  • Não pressionam e não influenciam;
  • Não projetam nos filhos suas próprias expectativas e frustrações;
  • Conversam sobre como fizeram sua própria escolha;
  • Escutam com atenção, apoiam seus interesses e encorajam a perseguir seus sonhos;
  • Respeitam suas decisões.

Como pais, somos responsáveis em proporcionar aos nossos filhos os estímulos e recursos que os ajudem a integrar as muitas partes diferentes de si mesmos, de forma que consigam pensar sobre suas decisões e exercer seu verdadeiro potencial.

Encontrar formas de apoiá-los, estabelecendo uma relação construtiva, traz maior compreensão e colaboração para todos. Manter uma comunicação aberta, criar um espaço de respeito mútuo, transformando os desafios do período da adolescência em forças que usaremos, conforme seguimos juntos em nossa jornada.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.