O mundo VUCA do Coaching



Coach Mario Divo

Esta coluna quinzenal tem foco na expressão VUCA (acrônimo que em português significa volátil, incerto, complexo e ambíguo), a qual já faz parte do vocabulário corporativo, após sua utilização intensa adotada em ambiente militar, nos últimos 25 anos. “É um conceito que pretende explicar o mundo de transformações intensas e disruptivas em que vivemos, gerando desafios pessoais e profissionais bem diferentes dos padrões conhecidos do passado.”. (Mario Divo).



Reconhecendo e aprendendo a respeitar a nossa natureza humana inerentemente VUCA, os Coaches poderão ganhar confiança e receptividade dentro da turbulência que cerca a vida de seus clientes, enquanto eles se esforçam para liderar com sucesso tanto suas próprias vidas quanto suas equipes e/ou organizações. Em nossas futuras postagens, trazendo o que há de mais recente no mundo empresarial e acadêmico, vamos aproveitar o que as pessoas trazem de melhor dentro de si como recursos para a prática de Coaching e de Mentoria em forma bem sutil, poderosa e madura.

E sinta-se à vontade para propor temas e perguntas que possam contribuir com esse ideal, basta clicar aqui, informar o assunto O mundo VUCA do Coaching e enviar sua mensagem.

Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. É o Diretor Institucional do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA - Federação Internacional do Automóvel. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República e comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios e é membro do seu Conselho Diretor. Foi Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades dos jovens em todo o mundo.

Quer ter mais encontros com ele? Visite também a sua coluna mensal Espaço do Coach e seu acervo digital em Dimensões do Sucesso.

Confira abaixo suas publicações:

Desenvolver ou morrer no mundo VUCA!

Como agir com a incerteza? Como incentivar experimentos criados para provocar em vez de prever o futuro? E como projetar e instituir processos para dar sentido a informações aparentemente ambíguos?

publicado em 04 de dezembro de 2018

VUCA, O “A” da Ambiguidade!

A atual diversidade e o alcance global que o mundo digital nos viabiliza, ambos introduzem ambiguidade no cotidiano, que nos leva principalmente à ineficiência e a oportunidades perdidas.

publicado em 20 de novembro de 2018

VUCA, O “C” da Complexidade!

O ambiente complexo em que vivemos exige perspectiva que vai além de identificar as ameaças e as oportunidades como um conjunto de possibilidades a serem avaliadas.

publicado em 06 de novembro de 2018

VUCA, O “U” da Incerteza!

Confiar demais nos modelos mentais pode levar à suposição equivocada de que a solução de ontem aplica-se diretamente para um desafio aparentemente semelhante que surgiu hoje.

publicado em 23 de outubro de 2018

VUCA, O “V” da Volatilidade!

Desafios ou oportunidades, que antes demoravam dias ou semanas para serem identificados, agora surgem quando menos se espera.

publicado em 09 de outubro de 2018

VUCA, o que essa expressão muda na sua vida!

O que é VUCA? E como ela pode (e vai) mudar sua vida?

publicado em 25 de setembro de 2018






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.