O Neurocoaching e a orientação para a ação!

Publicado em 06 de maio de 2014

Hoje vou tratar de um estudo realizado nos EUA pelo Dr. Srini Pillay, Master Coach e Professor da Harvard Medical School. O título em tradução livre é longo, porém bastante explicativo dos objetivos do autor: O primeiro passo para a superação dos desafios de transições de carreira: Como uma compreensão da ciência do cérebro pode distinguir a "possibilidade de agir" da "intenção de agir”. Ele é o principal executivo do Neurocoaching Center, uma área que já começa a inspirar iniciativas similares no Brasil.

Esse centro de excelência em pesquisas e formação combina as competências de quem lidera pesquisas sobre o cérebro e as ferramentas do Coaching executivo com a experiência de quem se especializou na recuperação rápida de empresas. Com isso, a expectativa é a de oferecer a linguagem de neurociência nos trabalhos de Coaching, ampliando as possibilidades na formação de novas habilidades, comportamentos e compreensão de caminhos de vida.

Segundo estudos realizados pelo Dr. Pillay, menos de 30% dos funcionários de empresas americanas estão totalmente engajados em seu trabalho. Além disso, sabe-se que existe uma correlação entre o grau de engajamento no trabalho e a capacidade de a empresa reter esse recurso, mas pessoas em fase de transição de carreira muitas vezes enfrentam vários desafios e a transição se torna complicada, muitas vezes sendo mais o "desejo" ou a "esperança" do que uma ação efetiva. No seu trabalho, o Dr. Pillay explora a ciência do cérebro na formação do que ele chama de “compromisso”, que é o primeiro grande desafio na transição de carreira. A seguir, ele explora a diferença entre "possibilidade de agir" com a "intenção de agir", quando se trata de pessoas que estão amarradas em seus pontos de transição no trabalho.

E como é que esse trabalho de pesquisa se relaciona com o Coaching?

O Coaching é essencialmente um instrumento voltado à criação ou elaboração de um contexto de mudança. O problema é que esse contexto é multifatorial, com muitos aspectos que podem influenciar as relações do Coach com o Coachee. Porém, há um elemento fundamental que está na "linguagem", e até encontramos situações em que crenças auto-limitantes podem se traduzir em uma linguagem que inibe a ação. Os Coaches podem ajudar os clientes a criar uma nova forma de linguagem, adicionando conceitos oferecidos pela neurociência e aumentado a  possibilidade de uma orientação para a ação.

A analogia é a de uma corrida. Se o desejo do cliente é mudar em algo, executando essa mudança ao sair do ponto A para o ponto B, não basta simplesmente estar na corrida. E não basta também ficar parado no ponto de saída, apenas pronto para correr. Para ativar o cérebro adequadamente, todo o corpo e todos os movimentos devem evidenciar que a pessoa vai correr. Essa é a posição que o autor chama de orientação para a ação. E sempre que se tratar do processo de Coaching, a premissa deve estar ativada e a linguagem é inspiradora para isso.

Finalizando, o Dr. Pillay faz um alerta. Os clientes que estão com um acompanhamento baseado no instrumental do Coaching não passarão simplesmente do desejo ou da declaração de objetivo para a efetiva ação, a menos que sejam convenientemente estimulados. A neurociência diz que a orientação para a ação ativa o córtex frontal esquerdo e, sem isso, não poderá haver compromisso com a decisão, que é a chave do sucesso em todos os casos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.