O Paladar como um dos fatores determinantes das escolhas alimentares

Publicado em 23 de outubro de 2014

Vários estudos apontam que os cincos sentidos são fundamentais para nossa existência e sobrevivência, favorecendo nossa interação com o ambiente em que vivemos, com o mundo, com pessoas, objetos, cheiros, sabores, fenômenos naturais e climáticos, pois enviam ao nosso cérebro mensagens que estimulam as reações e respostas como, por exemplo, o apetite, o prazer, o enjoo, entre outros, havendo então a inter-relação do homem com o meio.

São eles:

  • audição: captação e interpretação de tudo que ouvimos;
  • olfato: responsável pela identificação de cheiros e odores;
  • paladar: percepção dos diferentes sabores e gostos;
  • tato: sentido do toque, vibrações, calor e frio, toque;
  • visão: detectar imagens, cores, diferentes formas, enxergar objetos e pessoas.

Destes 5 sentidos, destacamos o olfato, visão e paladar, por estarem diretamente relacionados com nossas escolhas e preferências alimentares; sendo que, o principal sentido na alimentação é o paladar/degustação; que envolve um mecanismo sensorial bem complexo, interagindo o gosto, aroma, aparência, forma e consistência e temperatura.

Desde nosso desenvolvimento durante a gestação, já iniciamos contato e experiências com os diferentes sabores e durante nosso crescimento e desenvolvimento após o nascimento, continua a formação de nosso hábito alimentar. Cada um possui uma vivência e experiência com os alimentos, justificando por que as pessoas possuem gostos e hábitos alimentares diferentes.

As características sensoriais dos alimentos também são determinantes de nossas preferências e aversões alimentares; assim como, na formação de nosso comportamento alimentar, que se desenvolve durante a infância e adolescência, interferindo nos hábitos alimentares durante toda nossa vida.

O paladar, como já citado, permite-nos reconhecer sabores e a textura dos alimentos. Diferenciamos 5 tipos de sabores: salgado, amargo, azedo, doce e umami (produzido por alguns aminoácidos) e a língua é o órgão principal responsável por distinguirmos os sabores.

Podemos “educar” nosso paladar na aceitação de alimentos saudáveis; assim como é sabido que, a ingestão constante de produtos industrializados prejudica a percepção dos sabores, criando preferências por alimentos mais doces ou mais salgados, pois a indústria de alimentos possui técnicas que intensificam as características naturais dos alimentos (o doce fica mais doce... o salgado, mais salgado... o crocante, mais crocante... por exemplo).

São vários os fatores que influenciam o comportamento alimentar e a formação dos hábitos alimentares, mas o sabor de um alimento é fator determinante das escolhas, consumo e hábito alimentar; além, é claro, do olfato, visão, tato, etc. Sendo assim, aceitação alimentar (preferências e escolhas) está intensamente relacionado com as características sensoriais dos alimentos e sua forma de preparo e apresentação.

Alguns fatores que participam das escolhas alimentares:

  • biológicos: a fome, o apetite e o sabor;
  • econômicos: o custo, o rendimento e a disponibilidade ;
  • físicos: o acesso, a educação e o tempo;
  • sociais: a cultura, a família, os colegas e os padrões de refeições;
  • psicológicos: o humor, o stress e a culpa;
  • atitudes, crenças, conhecimentos sobre alimentos, hábitos regionais etc.

Mudança de comportamento alimentar não é tarefa fácil, mas é totalmente possível; porém requer persistência e atitude; sendo necessárias estratégias que desencadeiem essas mudanças.

Com isso, temos uma importante ferramenta para estimular a alimentação saudável. Podemos utilizar o desenvolvimento do gosto/paladar por alimentos e preparações saudáveis, através de uma refeição bem feita, desenvolvendo estratégias para valorizar as características sensoriais dos alimentos, contribuindo assim para mudança de comportamento alimentar e adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e prazerosos.

Esse mês a Profª Karina Severo Lins Pimentel colaborou para Coluna Equilíbrio Nutricional, com um tema na qual vem se dedicando ao longo de sua carreira de mais de 20 anos de formação.

Obrigada professora!

Abraço a todos!

Daniela Cierro







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.