O poder da meditação!

Publicado em 16 de junho de 2015

Muitos especialistas em comportamento humano apostam alto na importância de se desenvolver o saudável hábito de usar alguns minutos do dia para meditação. Não se pense na expressão meditação com imagens arquetípicas de estar praticando ioga, budismo ou qualquer linha oriental de pensamento. O sentido é o de voltar-se para si próprio, com técnicas de respiração e relaxamento, independente de um momento específico.

A meditação pode ter diferentes significados e o artigo se concentra em um tipo de meditação chamada de consciente.  O objetivo da meditação consciente é focar sobre o momento presente e observar o que a pessoa experimenta, sem ela se esforçar para tentar mudar as coisas que incomodam. Se a mente vagueia, a pessoa não se preocupa ou julga a si mesma. A meditação pode trazer certos sentimentos ou emoções e, se isso acontecer, a pessoa não deve querer livrar a mente desses impulsos.

No caso do Coaching, em especial, muitos profissionais adotam essa prática com seus clientes. Alguns fazem isso regularmente, no início ou no fim da sessão, e outros usam da meditação para superar situações de estresse e/ou conflitos que possam surgir. Pois foi esse tema que gerou a motivação de Elizabeth Olagunju (Leadership Coach, Transformational Coach, Resident Consultant Project Manager at Midland) em escrever dez artigos comentando sobre o poder da meditação em nosso cotidiano.

O mais recente deles, publicado neste último final de semana, debate a importância da meditação para o aumento da produtividade e será o foco de nosso artigo de hoje. Outras influências da meditação no cotidiano (mais criatividade, redução de dores, aumento de compaixão, capacidade de ter foco, etc) podem ser lidos no espaço virtual da autora, clique aqui.

Segundo a autora, a meditação pode ser praticada em diferentes formas ou modos. A pessoa deve se colocar em posição confortável e concentrar a atenção no momento presente. O esforço é conseguir não ter qualquer pensamento diferente e voltar-se a perceber o movimento da respiração, sem preocupar-se com o hoje ou com os compromissos do amanhã. A pessoa tem consciência de tudo o que ocorre à sua volta, mas não deixa de sentir a respiração e o movimento interno de seu corpo.

Então, a questão que surge é como uma pessoa, seja ela proprietária da empresa, gerente ou funcionária, consegue ter tempo para meditar durante o dia de trabalho? Isso soa como pergunta simples mas, em última análise, se as pessoas estão interessadas na execução de um negócio ou empreendimento bem sucedido, não deveria considerar a viabilidade, tendo em conta os benefícios que poderá alcançar?

Conforme a autora, a sensação de paz e calma diante de obstáculos difíceis é algo que todos deveriam procurar, todos os dias, dia após dia. Esse é o fundamento da produtividade no trabalho e, do ponto de vista da saúde, é a base de um melhor estado geral do corpo. Pela meditação, vamos neutralizar os pensamentos improdutivos como medo, estresse e ansiedade, que vêm de cobranças como prazos, cargas de trabalho, problemas de relacionamento pessoal, políticas internas das empresas e até mesmo o medo.

Então, a autora sugere que cada pessoa adquira o hábito de passar alguns minutos diários em silêncio, meditando, ou orando, o que certamente contribuirá para fazer o dia fluir melhor. Segundo ela, todos nós experimentamos emoções diferentes, em momentos diferentes. E, especialmente, quando passando por grandes mudanças em nossas vidas, tem sido demonstrado que tomar tempo para meditar aumenta o equilíbrio emocional. É surpreendete que a respiração média normal, de 15 vezes por minuto, consiga cair para 4 quando temos o controle indireto de nossas mentes, promovendo calma e e harmonia.

Indo além, um estudo conjunto de pesquisadores da Northeastern University e Harvard University mostra que a meditação pode melhorar a compaixão, tendo alcançado a publicação em periódicos científicos, como a Psychological Science. Uma das conclusões da autora é que a meditação não apenas pode fazer com que a pessoa tenha significativos pontos de melhoria, mentalmente e fisicamente, mas também pode construir uma pessoa melhor quando se trata de controlar os sentimentos humanos pelos outros. E então, vamos tentar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.