O poder da verdade!

Publicado em 08 de março de 2016

Dias atrás, o Brasil acordou com uma operação policial e investigativa sob o nome de "Alétheia", o que muitos jornalistas traduziram do grego como "a busca da verdade". A tradução pura e simples da palavra significa "verdade", mas a sua aplicação já foi melhor estudada e, como conclusão, tem-se que ela significa, simultaneamente, "verdade e realidade" (é o contexto em que nada fica escondido, tudo fica evidenciado e transparente). Pois bem, política à parte, lembrei-me de um texto antigo, o qual quero comentar com os leitores deste espaço.

O livro foi publicado em 1902 (repito, pois não é erro de digitação: 1902), por Willian George Gordon e, depois, revisado e republicado em 2012, por Rodney Mann. O título sugestivo é "O poder da Verdade", e o texto já começa desafiador, logo no primeiro capítulo. Segundo o autor, a verdade é o alicerce de cada grande personagem do mundo cotidiano, ao estar convivendo em harmonia com os seus ideais e princípios mais profundos. A verdade é a bússola da alma, a guardiã da consciência, a revelação do ideal e a inspiração para tê-lo como impulso constante no dia-a-dia.

Por outro lado, a mentira é um dos vícios mais antigos do mundo, tendo estreado em nossas vidas em famosa conversa protagonizada por Adão e Eva. A verdade pode estar sozinha, e por isso não precisa de acompanhante. Mentiras são covardes, que precisam se deslocar de um lado a outro, como um monte de homens bêbados que se apoiam entre si. A mentira é parceira e cúmplice de todos os outros vícios humanos, gerando degeneração moral na vida da pessoa mentirosa.

Quando uma pessoa descobre que, com a verdade, ela tem a chave para a compreensão de muitos fenômenos do mundo, ela também cresce espiritualmente. Para o ser humano não existe a verdade teórica, pois o sentido da verdade obriga que seja absorvida pela mente e se torne parte inseparável da vida cotidiana, que seja uma "verdade real". Se sabemos a verdade e não a vivemos no cotidiano real, nossa vida, conscientemente, será uma grande mentira.

Está nas mínimas coisas que nos cercam, e acompanham no cotidiano, a necessidade de nos ligarmos com a verdade e a realidade. Isso não é como vestir uma roupa que nos agrada a cada momento, ou para alguma situação especial, mas deve ser algo durável para sempre. A pessoa que se esquece de suas promessas é falsa e, como raramente esquecemos as promessas que nos são feitas, devemos respeitar o mesmo princípio com os outros. O ser humano diferenciado cultiva sua verdade e a sua palavra dada, assumindo-as como algo sagrado e até impossível de negar.

Com a verdade ao seu lado, uma pessoa pode enfrentar sem medo as calúnias, abusos e provocações. Pode estar sempre de cabeça erguida e até desafiadora, mirando os adversários com firmeza nos olhos. A pessoa consegue vivenciar uma onda expansiva da sua saúde moral até que, ao final, poderá vibrar com a consciência do seu parentesco com o Universo, fazendo sumir tristezas e sofrimentos da vida como se fossem apenas temporárias visões e inofensivos pesadelos.

Pois bem, depois de transitar pelo primeiro capítulo do livro, pode-se perceber que há mais de 100 anos alguém já escrevia sobre "Alétheia", motivando que se tenha a verdade associada à nossa realidade de vida como um bem maior, um presente Divino, pelo qual vale a pena lutar. O meu desejo, ao resgatar essas informações e postulações, está em que cada Coach assuma contribuir para que seus clientes não se vinculem a falsos paradigmas e metas distorcidas por meia-verdades.

O que se buscou estimular neste artigo é que o Coach responsável, efetivamente, leve seu cliente a refletir e tomar consciência sobre o conflito potencial de desejos e sonhos com ideais e princípios. Alcançar metas é fundamental, mas não deve se sobrepor ao que o cliente tem como sua "Alétheia".







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.