O poder de interpretar o visionamento do cliente!

Publicado em 09 de junho de 2015

Apresento aos leitores mais uma abordagem resumida de um tema que interessa a todos os envolvidos em um processo de Coaching. Desta vez, o artigo foi inspirado em publicação do blog Financial Way, na última semana de maio de 2015. Segundo o editor, nós todos temos objetivos e intenções de fazer algo e, além disso, de concretizar sonhos. Esses objetivos e intenções vêm de uma visão do que se espera para o negócio ou a vida; algo para marcar como "seu", no futuro. Ainda que em Coaching o usual é tratar-se de metas, para efeito deste artigo procurou-se dar a interpretação ampliada também para objetivos ou intenções. O fundamental é que expectativas futuras vêm do ato de “construir e formatar a visão”, de uma forma ou de outra.

Essa visão se forma na mente da pessoa para, depois, ela entrar em ação e trabalhar para tudo acontecer. Porém, ao assumir metas, objetivos e intenções do cliente, o Coach deve ajudá-lo a entender o porquê da meta/objetivo/intenção (onde ela está enraizada). Por exemplo, se a meta do cliente é perder peso, antes de definir quanto será essa perda é importante entender a relação direta e clara com a visão de vida, pois isso tornará mais fácil manter o plano de ação e os caminhos que se estabeleceu para chegar lá. Da mesma forma, se a meta for aumentar a produtividade da equipe no próximo trimestre, é provável que a meta derive da visão de ver a equipe integrada e clientes felizes, com aumento dos lucros.

O editor do artigo, Marty Brown, comenta ser muito comum que as pessoas definam metas, objetivos ou intenções no início (ou no final) de cada ano. A interpretação clara do visionamento do cliente é a chave para concretizar essas expectativas de maneira sustentável, mantendo-as conectadas com a visão. E como é normal acontecer, são dadas as sugestões (como um modelo mental) para se desenvolver o processo da melhor forma possível. Siga os passos apresentados e o caminho do sucesso será facilitado ao cliente.

  1. Identifique a meta, objetivo ou intenção atual que o cliente está tendo como expectativa ou desejo de ver realizado (pode ser no ambiente pessoal ou mesmo de negócios);

  2. Identifique, com o cliente, quais os elos que isso tem com a visão de futuro (ou seja, em que a realização será indicativa de sucesso quanto ao visionamento);

  3. Esqueça o racional, e observe o coração e a emoção do seu cliente, identificando como ele se sente ligado a essa meta, objetivo ou intenção;

  4. Trabalhe bastante sobre as motivações e a importância dessa definição pelo cliente, aliadas à visão;

  5. Para facilitar, pergunte “em uma escala de 1-10, onde você está agora para essa sua visão de vida”?;

  6. O que precisa acontecer em seguida? Aqui está o apoio crucial do Coach para o cliente;

  7. Definir a linha do tempo e como nela serão acompanhados os fatos e as realizações associados com as metas, objetivos e intenções (sempre sem se dissociar da visão);

  8. Apresentar a estratégia a ser adotada para permanecer no curso em busca de concretizar expectativas e, com isso, progredir na construção da visão de vida (ou de negócio) do cliente;

  9. Quais serão os indicadores de sucesso e como saber quando se chegou lá?;

  10. Não menos importante, o Coach deve estimular o cliente a também decidir como irá celebrar o feito e o que acontecerá no “dia seguinte”, pois a dinâmica da vida estimulará uma revisão na postulação da visão e, certamente existirão novos desafios.

O que este artigo mais provoca no profissional de Coaching é a reflexão de que ao definir metas, objetivos ou intenções, o cliente de fato quer mesmo é colocar “mais um tijolinho na construção de sua visão”.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.