O poder de mudar a sua vida!

Publicado em 12 de novembro de 2013

No mês passado, dois médicos americanos publicaram um livro em que comentam a questão da resiliência e como fazer para se ter uma vida melhor (The Power of Resilience: Achieving Balance, Confidence, and Personal Strength in Your Life – Robert Brooks e Sam Goldstein). Depois, eles divulgaram um artigo com passagens do livro (The Power to Change Your Life: Ten Keys to Resilient Living). Para começar, transcrevo a definição de resiliência (Wikipedia), antes de abordar o que eles propuseram: “Resiliência é um conceito psicológico emprestado da Física, definido como a capacidade de a pessoa lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico”.

Enfim, é a maneira como alguém toma decisão em uma situação de adversidade mantendo a vontade de vencer e/ou ter sucesso. De certa forma, isso nos aproxima do Coaching pelo fato de que uma das suas aplicações está em ajudar as pessoas a superarem problemas de autoestima e crenças negativas. Os médicos citados apontaram dez pontos-chave para garantir uma resiliência sempre presente, mas vou tratar hoje dos três primeiros e, na próxima edição desta coluna, completarei com as outras sete sugestões. A expectativa dos médicos é que as pessoas possam refletir sobre a forma de pensar, analisar comportamentos presentes e considerar mudanças que podem fazer para levar uma vida gratificante.

Conforme os autores, o Instituto Gallup editou um estudo que afirma haver cerca de 80% da população do mundo com períodos frequentes de estresse, daí derivando problemas de comportamento e de relacionamento. Para eles, ao reconhecer que o estresse tem efeito sobre sua vida, a pessoa estará mais bem preparada para administrá-lo. E ser resiliente não significa eliminar todos os riscos ou condições adversas, mas saber lidar com essas condições de forma eficaz. Então, fica a sugestão para que o Coach avalie como seu cliente trata os problemas de estresse ou de crenças limitantes, percorrendo os pontos-chave que os autores apresentaram em sua pesquisa.

O estilo de vida influencia a eficácia com que o estresse é gerenciado pela pessoa resiliente. Ao ler cada um dos pontos-chave, pergunte-se se está ou não praticando a orientação dada. Ser resiliente começa por ser realista e honesto consigo mesmo. E como primeiro ponto-chave, você deve reescrever os roteiros negativos de vida. Muitas pessoas prendem-se a um roteiro em que se limitam face ao estresse ou problemas inesperados. Identifique os roteiros negativos e o que deseja mudar; defina metas de curto e médio prazo e saiba que mudanças só existem para quem é ativo participante da própria vida.

O segundo ponto fundamental é que você identifique as razões que são significativas para se estressar, ao invés de ser dominado por razões pouco importantes e sem sentido. As pessoas resilientes olham para as situações difíceis como parte esperada da vida. Quando surgem tais situações, elas são desafios a enfrentar e aprender ao invés de estresse para acumular. Você vai viver muito melhor se tiver foco no que depende diretamente de você, ao invés de olhar a felicidade como derivada da decisão de outra pessoa, algo sobre o que você deve esperar e sobre o que não tem controle.

Por hoje, a terceira questão é que a pessoa resiliente é capaz de ser empática e ver o mundo pelo olhar do outro. Para se tornar mais empático você deve se perguntar: "Será que eu me comporto em relação aos outros da mesma forma como eu gostaria que eles se comportassem em relação a mim?”. E ainda se pergunte: “Que reações ou atitudes minhas poderão melhor envolver e ativar as outras pessoas?”.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.