O poder do hábito no processo de mudança

Publicado em 25 de março de 2019

Se você olhar a vida como uma grande e principal viagem, pode imaginar que carrega uma mala com toda a bagagem que acredita ser necessária para atender suas necessidades, sejam físicas, mentais, emocionais e comportamentais.

Para uns a carga é leve, porém para outros a carga parece muito pesada.

Como está a bagagem que você carrega em sua mala de viagem?

Existem cargas extremamente desnecessárias que se tornam um peso e elas continuam lá atrapalhando a sua vida, mas você não tem consciência porque você acostumou com o peso, como se essas cargas fizessem parte da sua vida. Transformaram-se em hábitos. Está no seu inconsciente.

Você quer se livrar delas? É preciso autoconhecimento, acionar o inconsciente e trazer à tona, a sua mente consciente para que você, através de uma escolha consciente, decida o que fazer com elas.

A força do hábito

Sabemos que nosso cérebro gosta de atuar através de padrões comportamentais, chamados de “hábitos”, pois não há necessidade de pensar e a ação é automática e rápida.

Os hábitos, além da segurança emocional, nos dão velocidade de resposta às situações do cotidiano.

Hábito é um circuito neuronal que, por ser acionado com muita frequência, se torna um caminho mais conhecido no seu mapa mental e, por isso, é o primeiro a ser acionado pelo piloto automático quando a situação demanda aquele padrão comportamental como resposta mais adequada.

Dessa forma, é normal que diante da necessidade de mudança, nosso cérebro resista a sair da “zona de conforto” pois está programado para respostas automáticas.

No passado, na hierarquia piramidal, onde as mudanças eram mais raras e lentas, nosso cérebro sentia-se mais confortável, tanto que a competência “ abertura à mudança” não nos era tão exigida em nossa vida profissional e mesmo pessoal. Os processos de trabalho eram mais estáveis e as decisões eram mais centralizadas, com relações profissionais mais dependentes da chefia. As demandas emocionais eram bem diferentes do momento atual.

Com a evolução do mundo, saímos de um mundo analógico para conviver com a inteligência artificial, um mundo dominado pelo digital, marcado pela inovação e mudança constante, exigindo que nosso cérebro saia da zona de conforto e se reconfigure com um novo modelo mental, adequado às novas demandas desse ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Qual o seu nível de consciência e da velocidade de suas respostas frente às mudanças que você deve fazer em sua vida?

  1. INÉRCIA – É a situação onde a pessoa tem um baixo nível de conscientização, não considera a importância das mudanças para a sua sobrevivência, não se sente ameaçado e, portanto, permanece indiferente (alienado) ao que se passa no ambiente numa falsa concepção de segurança.
  2. REJEIÇÃO – Ocorre quando o baixo nível de conscientização (o que pressupõe despreparo para interpretar os fatos) leva a equívocos e incompreensão quanto ao significado das mudanças; isto gera temores que se manifestam das reações negativas sob o rótulo de uma discutível “autossuficiência”.
  3. INDECISÃO – Observa-se quando a pessoa apresenta alto nível de conscientização para a mudança mas a resposta é fraca no sentido de rapidez ou prontidão para se aceitarem as inovações impostas pelo ambiente; daí a lenta acomodação (que pressupõe um excessivo temor do risco de mudar) em nome da segurança.
  4. ADAPTAÇÃO – É a situação desejável em que a alta conscientização para a ocorrência das mudanças determina uma resposta de forte intensidade no sentido de assimilação das inovações pela sistemática adequação da empresa ao ambiente: é a sobrevivência adaptativa.

Adaptabilidade significa ser flexível para compreender o contexto, revisar hábitos inoperantes e aprender novos padrões adequados ao novo momento. Boas reflexões!

Um abraço,

Vera Martins







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.