“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua percepção de si mesma”

Publicado em 09 de novembro de 2015

Para começar nossa conversa mensal, queria contar como descobri, na prática, o valor dessa frase de Abraham Maslow, e como ela influenciou a minha escolha para trabalhar com a qualidade de vida.

Adoro uma boa prosa, o que me ajudou na escolha pela carreira de psicóloga. Comecei minha vida profissional na área clínica, mas rapidamente entendi que aquilo não funcionava para mim, e assim migrei para a área organizacional.

Cheguei no mundo corporativo ainda nos anos 80, quando as empresas estavam sob forte influência da melhoria dos processos produtivos, inspiradas na gestão de programas de Qualidade Total.

O grande desafio era orientar e criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Para isso, mais do que mudar os processos, era preciso mudar as pessoas. E, mudar pessoas, sabemos, não é tarefa fácil. Para mover esse desafio contávamos com uma grande equipe multiprofissional liderada por um homem visionário e sábio que rapidamente aprendi a admirar. Dizia ele que, para alcançarmos uma cultura da qualidade, era preciso começar com algo que as pessoas pudessem de fato experimentar, alguma vivência que mudasse sua percepção para o conceito da qualidade.

Naquele contexto, escolhemos algo que fosse essencial, que atingisse a todos, e que pudesse facilmente ser percebido como melhoria. Começamos realizando um projeto de revitalização, tanto na estrutura quanto no atendimento, de um espaço onde todos frequentavam diariamente: o restaurante.

Enfim, lá estavam todos os ingredientes que acreditávamos serem relevantes para ativar a percepção de uma cultura da qualidade, e que nos traria a base dos diálogos para as transformações que precisávamos desenvolver nos treinamentos, atendendo os objetivos do programa de qualidade total.

Nem preciso dizer que essa experiência foi realmente transformadora, pois as pessoas perceberam e fizeram a qualidade acontecer. Em pouco tempo foram sentidos os impactos positivos nos processos produtivos, trazendo vantagens competitivas e econômicas para a empresa.

Mas tenho certeza de que transformamos, além do restaurante e dos resultados para a empresa, muitas pessoas e vidas com um projeto tão ousado para aquele momento histórico.

Essa vivência direcionou a minha jornada para a qualidade de vida. De lá para cá muitas outras histórias transformadoras aconteceram. Mas dessa trago comigo três grandes aprendizados sobre qualidade total, que me orientam para a qualidade de vida, e que compartilho com vocês:

  1. Qualidade é um conceito subjetivo. Por isso, para adotar uma “filosofia de qualidade de vida” é preciso revisar as percepções, expectativas e necessidades – pensando em todos os detalhes e ações – tanto internas como externas;

  2. A qualidade de vida não é um resultado, é um processo contínuo e permanente, que deve ser sempre monitorado para sua melhoria e aperfeiçoamento;

  3. Devemos estabelecer um programa contínuo de aprendizagem e autoconhecimento, para, assim, elevar a qualidade de nossas percepções e dar novos saltos de qualidade para a vida.

Um grande abraço e até a próxima rodada de prosa!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.